Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 19h36

Emilia Fernandes foi a primeira senadora do Rio Grande do Sul

da Folha Online

A senadora Emilia Therezinha Xavier Fernandes (PT-RS), 52, nasceu em Dom Pedrito, em 18 de julho de 1950, e foi criada em Sant'Ana do Livramento, duas cidades do Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai. Filha de uma professora e de um protético dentista, a senadora tem dois filhos e três netos.

Emilia é pedagoga, com pós-graduação em Planejamento Educacional, e foi professora por 23 anos. Como integrante do Conselho Estadual do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, liderou várias greves e movimentos estaduais e nacionais.

Sua carreira política teve início em Sant'Ana do Livramento, cidade pela qual se elegeu vereadora por três vezes. Em 1994, concorreu ao Senado Federal e se tornou a primeira senadora do Rio Grande do Sul.

Segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Emilia é uma das cem personalidades mais influentes do Congresso Nacional. Ela foi a primeira mulher a presidir uma Comissão Permanente do Senado Federal, a de Infra-Estrutura, entre os anos de 1999 e 2000.

Vice-líder do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, a senadora coordena a bancada federal gaúcha do PT e é uma das coordenadoras da Bancada Feminina do Congresso Nacional, além de presidir o Conselho Parlamentar para o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz.



Veja também o especial Governo Lula


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade