Publicidade

Publicidade
Brasil
01/09/2008 - 17h55

Saiba mais sobre a Abin

Publicidade

da Folha Online

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) foi criada com o objetivo estratégico de desenvolver atividades de inteligência do país para defender o Estado democrático de Direito, a sociedade, a eficácia do poder público.

É competência da agência planejar, executar e coordenar essas atividades, de acordo com as diretrizes previstas na legislação. Também cabe à Abin realizar ações, inclusive sigilosas, para obter e analisar dados para assessorar a Presidência da República, sobretudo em caráter preventivo.

Como um órgão de Estado, a Abin não tem vínculos político-partidários e seu compromisso ideológico é com a democracia.

A Abin atua em duas vertentes: inteligência e contra-inteligência. A primeira se resume na apuração de fatos e situações de influência no processo decisório e na ação governamental sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado. A segunda é a adoção de medidas que protejam assuntos sigilosos para o Estado e a sociedade.

As atividades da Abin são controladas e fiscalizadas pelos Poder Executivo, que faz o controle interno por meio da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República.

O Poder Legislativo faz o controle externo das ações da Abin por meio do TCU (Tribunal de Contas da União) e pela Comissão Mista do Congresso Nacional, formada pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado.

Comentários dos leitores
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Sobre a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Demo tucano e a mídia conservadora tudo a ver!!! 2 opiniões
avalie fechar
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
E agora? Será que aquela "revista" semanal, o Senador e o Ministro que afirmaram à Nação que houve diálogo, destes últimos, grampeado, serão chamados a explicar - e comprovar - o que de fato ocorreu? ou aquela "notícia" foi divulgada supostamente apenas para desmoralizar a investigação da PF sobre o Banqueiro condenado? 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1562)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca