Publicidade

Publicidade
Brasil
01/09/2008 - 20h38

PF abre inquérito para investigar grampos em telefones de autoridades; leia a íntegra da nota

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal determinou nesta segunda-feira a abertura de inquérito para apurar as escutas clandestinas realizadas em telefones de autoridades dos três Poderes, entre elas o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A investigação será feita pela Superintendência da PF no Distrito Federal.

Segundo nota divulgada na noite desta segunda-feira, a investigação será acompanhada por integrantes da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional e pelo Ministério Público Federal.

Sobre sua suposta participação nos grampos, a PF ressaltou na nota que, como polícia judiciária, utiliza a interceptação telefônica como meio de investigação mas com acompanhamento do Ministério Público e com autorização judicial.

Leia a íntegra da nota da Polícia Federal sobre a abertura de inquérito:

"Nota à sociedade

A direção-geral da Polícia Federal determinou à Superintendência Regional no Distrito Federal a instauração de inquérito para apurar supostos monitoramentos de comunicações de autoridades públicas.

A Polícia Federal informa que solicitou, ainda, o acompanhamento da investigação por membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência CCAI (Comissão Permanente do Congresso Nacional), bem como pelo Ministério Público Federal.

Sobre ilações a respeito da participação da Polícia Federal em atividades ilegais de escuta, a instituição esclarece que, como polícia judiciária, utiliza o instituto da interceptação telefônica como meio de investigação, com acompanhamento do Ministério Público e autorização judicial, nos termos da legislação vigente.

A tecnologia disponível e o treinamento dos efetivos são adequados à produção de provas vinculadas a inquéritos policiais passíveis de auditoria pelos órgãos de controle interno e judicial."

Afastamento

Após várias reuniões durante o dia todo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o afastamento temporário de toda a cúpula da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). O afastamento --que atinge o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, será por tempo indeterminado. Ou seja, vai até a conclusão das investigações da Polícia Federal.

Os grampos telefônicos ilegais foram denunciados pela revista "Veja", que publicou diálogo telefônico mantido entre o presidente do STF e o senador da oposição no último dia 15 de julho. Mendes e o senador confirmaram a conversa.

Segundo a "Veja", a transcrição da conversa foi obtida das mãos de um agente da Abin --que, por lei, não pode realizar interceptações telefônicas. O grampo, de acordo com a revista, foi feito por agentes secretos em associação a investigadores da Polícia Federal.

Comentários dos leitores
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Sobre a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Demo tucano e a mídia conservadora tudo a ver!!! 2 opiniões
avalie fechar
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
E agora? Será que aquela "revista" semanal, o Senador e o Ministro que afirmaram à Nação que houve diálogo, destes últimos, grampeado, serão chamados a explicar - e comprovar - o que de fato ocorreu? ou aquela "notícia" foi divulgada supostamente apenas para desmoralizar a investigação da PF sobre o Banqueiro condenado? 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1562)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca