Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2002 - 04h40

Porta-voz de Lula é primeiro a assumir função em campanha no Brasil

da Folha Online

Cientista político formado pela USP (Universidade de São Paulo) e jornalista, André Singer, 44, é o primeiro porta-voz de campanha na história do país. Na campanha mais profissional e de maior gasto em sua história (R$ 33,7 milhões), o PT "importou" das campanhas nos EUA a função do porta-voz.

Autor dos livros "O PT" (coleção "Folha Explica") e de "Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro" (Edusp), entre outros, Singer foi repórter especial da Folha até 2001.

Filho do economista Paul Singer, um dos "conselheiros do presidente" (grupo de intelectuais que irão colaborar aconselhando Lula), André acompanha desde adolescente as discussões para a formação do PT, nos últimos anos do regime militar (1964-1985).

Erudito e teórico que se mantém independente nas disputas pelo poder dentro da academia, Singer é chamado de "príncipe de Gales" por algumas pessoas dentro do PT, por sua educação, formalidade e cordialidade. Cumpriu o papel de tirar Lula da frente de batalha durante a campanha, poupando-o de declarações impulsivas.

Informalmente, admite que sua função como porta-voz de Lula será um "desafio" para sua carreira de cientista político e jornalista. Chegou a se consultar com o atual porta-voz do Planalto, Alexandre Parola, para obter conselhos.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade