Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2008 - 21h23

Líder dos arrozeiros é denunciado pela Procuradoria

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

O prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero (DEM), líder dos arrozeiros em Roraima, foi denunciado pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região sob acusação de seqüestro, cárcere privado, roubo e dano qualificado.

A Procuradoria acusa o prefeito, que é candidato à reeleição, de ter coordenado, em janeiro de 2004, uma invasão a uma missão religiosa no interior da terra indígena Raposa/Serra do Sol. Naquela ocasião, três religiosos foram seqüestrados no local.

Na mesma data, um grupo invadiu a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Boa Vista, e funcionários da fundação disseram que Quartiero estava à frente da manifestação. Ele nega as acusações.

Para a Procuradoria, as ações tiveram por finalidade "forçar as autoridades a realizarem a demarcação da terra indígena Raposa/Serra do Sol da forma que lhes é conveniente [sem a retirada dos não-índios]". Além do arrozeiro, foram também denunciados três índios da Raposa/Serra do Sol.

Quartiero negou as acusações e fez críticas à denúncia, sem citar a Procuradoria. "Tenho duas páginas de processos contra mim por esse povo. Eles me processam com dinheiro público. Se tivessem provado alguma coisa contra mim, já teriam me fuzilado."

Caso o Tribunal Regional Federal da 1ª Região receba a denúncia --apresentada na terça-feira-- e os acusados sejam condenados, podem cumprir pena de até 21 anos de prisão.

O caso

Em janeiro de 2004, quando ainda não havia sido homologada a terra indígena Raposa/Serra do Sol em área contínua, produtores rurais e parte dos índios fizeram uma série de manifestações no Estado contra a possibilidade de a área ser homologada continuamente.

Rodovias foram interditadas, pontes incendiadas e três religiosos foram mantidos reféns por dois dias.

Desde então, mesmo com a homologação contínua da área, que ocorreu em abril de 2005, outras manifestações aconteceram e até hoje o processo homologatório não foi concluído pelo governo federal.

Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (2012) 31/01/2010 16h37
Alcides Emanuelli (2012) 31/01/2010 16h37
Estamos em outros tempos, não existe mais a pureza e sim a hipocrisia, tudo muda e a ambição por riquezas toma conta de todos os homens, índios ou fazendeiros.
A ambição por terras e o melhor negócio que existe, não precisa plantar nas terras é consegui-las, sendo esse o principal objetivos dos índios e dos fazendeiros, depois vem o negocio para quem trabalha é honesto e desenvolve a terra.
Para esse vai sobrar a oportunidade de arrendar essas terras, comprar essa terras de Índios e Fazendeiros e outros oportunistas e tirar o lucro que a terra pode propiciar.
Interessante ninguem fala que os sem terra daquela região que estão lá a mais de 20 anos estão produzindo, tantas toneladas de Arroz, de Soja de feijão, de milho.
Ninguem fala isso que os Índios tambem estão produzindo o mesmo nas terras que ganharão de presente da União, ninguem fala nada e todos querem as terras os objetivos são divernos!
O primeiro ojjetivo e os bons emprestimos do governo Federal com os Bancos Publicos, já estão por lá o BNDES, e a CEF.
Bem todos querem o principal o cerne sem precisarem trabalhar, depois da valorização vai vir o negocio e o dinheiro da vendo ou do Arrendamento e é claro vai ter uma lei que vai aprovar que os Índios possam vender parte das suas reservas que os assentados do MST, tambem possam vender e assim vai indo.
Apareceu esses dias na TV que assentados a mais de dois anos não conseguiam produzir nada e olhem que tem o MST por traz de tudo.
Muitos já venderam os lotes.
sem opinião
avalie fechar
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
Sr.Alziro Ribeiro(67). Sua colocação é altamente preconceituosa. Querendo dizer que tem indios que tem até camionetas, Porque eles não podem ter? Porque são indios? Eles tem o direito de ter tudo o que qualquer brasileiro tem. 1 opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Não entendo porque os indios reclamam tanto, hoje há tribo que são proprietários de caminhonetes potentes, bens que a maioria dos BRASILEIROS nem pode pensar em te-los.!!!!!!! 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página