Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2003 - 09h26

Cooperativas doam 24 mil t de alimentos para Fome Zero

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) anunciou ontem a doação de 24 mil toneladas de alimentos para o Programa Fome Zero, uma das prioridades do governo federal.

A organização reúne 8.000 cooperativas -sendo 1.600 agrícolas- e 5 milhões de cooperados.

A divulgação foi feita ontem à tarde no Ministério da Agricultura. Na mesma entrevista, o ministro Roberto Rodrigues informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao Ministério da Fazenda que realize estudos para que o cooperativismo de crédito seja implementado mais rapidamente no Brasil.

O objetivo é atender aos pequenos produtores rurais, que devem ser responsáveis pelo acréscimo na produção de alimentos: em dois anos, o governo federal pretende aumentar a área plantada em 3,5 milhões de hectares.

De acordo com Rodrigues, faltam normas claras do Banco Central para incentivar a participação das cooperativas no repasse de crédito aos produtores.

A seleção das famílias que serão beneficiadas com os alimentos e a distribuição serão definidas pelo Ministério Extraordinário de Combate à Fome e da Segurança Alimentar, com a ajuda do Ministério da Agricultura e de outros setores do governo.

Rodrigues acredita que, em dois meses, os alimentos possam ser distribuídos com a ajuda de organizações não-governamentais, sociedade civil e Exército. O ministro é ex-presidente da OCB.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade