Laudo da PF diz que maletas da Abin não fazem escutas telefônicas
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
KEYLA VIANA DIAS
colaboração para a Folha Online, em Brasília
O laudo da Polícia Federal sobre os equipamentos comprados pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em conjunto com o Exército para a realização de varreduras ambientais mostra que as maletas não têm capacidade para fazer escutas telefônicas. O laudo foi encaminhado nesta quinta-feira pela Polícia Federal ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que repassou o seu conteúdo à CPI dos Grampos Telefônicos da Câmara e à Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso.
A companhia norte-americana de produtos de inteligência REI (Research Eletronics International) já havia antecipado à Folha Online que seu aparelho não faz escutas.
| 178.set.2008/Folha Imagem |
|
| À CPI, Jobim diz que foi informado que maletas seriam capazes de grampear |
Segundo o laudo da PF, que tem 38 páginas, o INC (Instituto Nacional de Criminalística) constatou que as maletas não podem fazer grampos, mas sim varreduras ambientais com capacidade para encontrar sinais de linhas telefônicas, mas sem decodificar a ligação --o que caracterizaria o grampo.
O laudo aponta que a Abin não tem equipamentos para realizar grampos em telefones celulares. Por isso, a conversa entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, não poderia ter sido gravada pelo equipamento da Abin uma vez que Mendes usou seu celular na conversa com o parlamentar.
Versões distintas
O tema dividiu os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Jorge Felix (GSI), depois que os dois apresentaram versões distintas sobre as maletas. Enquanto Jobim disse ter sido informado de que os equipamentos faziam grampos telefônicos, Felix afirmou que as maletas têm a capacidade exclusiva de realizar varreduras ambientais.
Em depoimento à CPI das Escutas Clandestinas nesta quarta-feira, Jobim recuou da acusação de que a Abin comprou equipamentos capazes de fazer grampos sem depender de operadoras telefônicas. O ministro disse só ter recebido informações de que os aparelhos tinham essa capacidade, mas que não tinha certeza disso.
Em 1º de setembro, em reunião do conselho político do governo, Jobim afirmou na presença do presidente Lula e de seis ministros que a Abin comprara equipamentos com poder de fazer escutas por meio de comissão do Exército em Washington (EUA). A acusação foi decisiva para o afastamento do diretor da Abin, Paulo Lacerda.
Dois dias depois, após a agência ter contestado, Jobim confirmou a acusação em declaração pública: "Na relação dos aparelhos adquiridos pela Abin, há alguns que têm essa característica de interceptação telefônica", disse.
No depoimento à CPI, o ministro disse não ter certeza sobre os grampos. "Isso dependia de uma investigação. [...] Recebi notícias de que esses instrumentos viabilizariam escuta, não fiz nenhuma afirmação."
Leia mais
- Presidente do STF critica participação da Abin em ações da PF e alerta para descontrole
- Mendes diz que descontrole de operações pode criar super SNI ou super PF
- Delegado volta à Abin quando quiser, diz Lula
- Para Protógenes, prisão de número dois da Polícia Federal foi uma "surpresa"
- Senador grampeado propõe criação de conselho para controlar Abin
- Ex-agente do SNI diz que seu trabalho na Satiagraha era separar papéis
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre grampos
- Leia especial sobre a crise dos grampos
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar