Publicidade

Publicidade
Brasil
22/09/2008 - 12h23

Sem Lula no páreo, Serra venceria eleição presidencial de 2010, diz pesquisa

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governador José Serra (PSDB-SP) venceria a disputa pela Presidência da República em 2010 sem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, segundo revela pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Serra venceria com 38,1% dos votos na disputa com Ciro Gomes (PSB), que foi lembrado por 17,4% dos entrevistados.

Em terceiro lugar aparece a ex-senadora Heloísa Helena com 9,9% dos votos, seguida pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), com 8,4%.

Na série da pesquisa em que Serra foi substituído pelo governador Aécio Neves (PSDB-MG), Ciro Gomes venceria a disputa com 24,9% dos votos, contra 18,2% recebidos pelo governador tucano. Heloísa Helena ainda aparece em terceiro lugar com 13,4% dos votos, seguida por Dilma, com 8,6%.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, avalia que Serra se mantém estável, com índice de crescimento na pesquisa se comparado com Aécio --mesmo com a inserção do governador de Minas no cenário nacional em conseqüência das eleições municipais.

"O Aécio tem aparecido bastante na mídia em razão da coligação informal com o PT na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte", afirmou Guedes.

A pesquisa também substituiu Dilma pelo ministro Patrus Ananias (Combate à Fome), mas na série Serra também sairia vencedor com 38,5% dos votos. Em segundo lugar aparece Ciro Gomes com 19,6% dos votos, depois Heloísa Helena, com 10,6%. Patrus aparece em quarto lugar com apenas 2,7% das intenções de voto.

Na série em que a candidata do PT é a ex-prefeita Marta Suplicy, ela também aparece em quarto lugar com 5,9% dos votos. Em primeiro lugar ficou Serra com 37,9% dos votos, seguido por Ciro, com 18,9%, e por Heloísa Helena, com 10,4% dos votos.

O melhor desempenho de Serra aparece na disputa com Dilma e Heloísa Helena, sem a presença de Ciro. O governador tucano recebeu 45,7% dos votos, contra 12,5% da ex-senadora e 10% de Dilma. Na mesa disputa, com Aécio como candidato, o tucano recebeu 22,4% dos votos, enquanto Heloísa Helena 21,2% e Dilma 12,3%. Quando Serra disputa com Patrus e Heloísa Helena, também vence com 45,3% dos votos contra 15,4% da ex-senadora e 4% do ministro.

Heloísa Helena aparece em empate técnico com Aécio, como vencedores da eleição, na disputa com Marta Suplicy. A ex-senadora recebeu 23,5% dos votos, enquanto Aécio, 23%. Marta aparece com 8,8% das intenções de voto.

A pesquisa mostra, no entanto, que o índice de votos brancos, nulos e indecisos ainda é muito elevado. Em média, nos cenários de disputa, supera os 30%.

Segundo turno

Nas disputas em segundo turno, Serra sai vencedor em todos os cenários em que aparece na disputa com Dilma, Patrus e Ciro Gomes. Contra Dilma, ele tem 51,4% dos votos contra 15,7% da ministra.

No páreo Serra x Patrus, o tucano recebeu 55,1% dos votos, enquanto o ministro, 7,7%. Já na disputa com Ciro, o tucano recebeu 47,1% dos votos contra 22,5% do deputado.

No cenário em que Aécio segue para o segundo turno com Dilma, o tucano também sai vencedor com 34% dos votos contra 18,4% recebidos pela ministra. O índice de votos brancos, nulos e indefinidos é elevado, atingindo em média, mais de 30%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (791) 16/12/2009 18h21
Cassio Tavares (791) 16/12/2009 18h21
M. Mig. uma população gigantesca como a da China e da India é sim fator PREPONDERANTE para o crescimento do PIB porque eles se voltaram intensamente para o consumo interno e isso é que os próprios economistas americanos e europeus tem apontado para esse grande crescimento : ALTO CONSUMO NO MERCADO INTERNO. Quando em 1.949 quando Mao Tsé Tung assumiu o comando da China, através da famosa revolução e quando faleceu em 1.978, a China já possuia evidentemente uma população gigante, e crescia a indices baixissimos por motivos que não tem como discutir nesse espaço tão curto do blog. Ou seja. Bastante claro. Não basta que uma nação tenha uma população enorme para que seu crescimento seja também enorme, o que ficou evidente no peiodo 1.949 - 1.978 ( Mao Tsé Tung ). Quando Deng Xiao Ping assumiu o governo chines em 1.979 e implantou uma politica bem diversa do seu antecessor, a China começou a crescer a taxas sempre próximas dos 10% ao ano até os dias de hoje. É que a politica de Deng Xiao Ping se voltou GRADATIVAMENTE para o consumo interno dquele país. Portanto com cerca já de 30 anos de implantação dessa nova politica o pais surge para o mundo, que já deixou a Alemanha para trás e vai assumir o 2° posto pertencente ao Japão já já ( se é que que já não assumiu ). Espero ter explicado convenientemente o meu comentário anterior. sem opinião
avalie fechar
Ricardo Costa (364) 16/12/2009 18h01
Ricardo Costa (364) 16/12/2009 18h01
calma gente.
Não vamos nos estressar, apenas porque um postante não conhece PIB e outro não conhece dados de população.
Já teve coisa muito pior aqui.
Afinal, estamos aqui é para divertir, não para estressar.
sem opinião
avalie fechar
M Mig (2201) 16/12/2009 17h59
M Mig (2201) 16/12/2009 17h59
Corrigindo:
Cassio,
Menos... bem menos.
Seu comentário realmente aponta como motivo para o alto PIB a grande população da China. Todos sabem que isso não é determinante nem de longe do PIB
PIB = consumo privado + de investimentos realizados + gastos governamentais + volume de exportações - volume de importações.
Tanto China quanto Índia tem presença muito forte na exportação, o que puxa seu PIB para cima. Ambos países apresentam diferenças sociais enormes (a pobreza predomina em ambos, porém a Índia tem uma situação mais crítica). Os dois países tiveram crescimento econômico depois de abandonarem o falido modelo econômico socialista (apesar da China ser comunista, ela é mais capitalista que muitos ditos capitalista).
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (16010)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca