Brasil
23/09/2008 - 15h46

Mendes diz que Ministério Público deverá definir punições para quem não demitir parentes

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que caberá ao Ministério Público definir punições para servidores que não exonerarem parentes contratados sem concurso público depois que o tribunal editou súmula com a proibição do nepotismo nos três Poderes.

Mendes não adiantou as punições que poderão ser aplicadas aos servidores que não cumprirem a norma, mas ressaltou que caberá ao MP definir sanções.

"Pode haver punições de variada ordem, mas isto é matéria que não está a cargo do STF. Devem dirigir-se ao procurador-geral da República e ao Ministério Público nos Estados", afirmou.

Mendes disse, porém, que o Supremo está aberto para receber reclamações contra aqueles que não aplicarem a súmula. "Na verdade, como a decisão de não implementar a súmula cabe reclamação ao STF, esse é o instrumento. Pode haver desdobramentos, a questão teria que ser examinada junto ao Ministério Público", afirmou.

O presidente do STF mostrou otimismo para o cumprimento da súmula contra o nepotismo diante do número de exonerações registradas nos governos federal, estaduais e municipais. "Alguns reclamam de fórmula de transição, de cláusula de transição ou da falta de cláusula de transição que a súmula não poderia estabelecer, mas eu acho que nós estamos avançando de maneira significativa", disse.

Nepotismo

O Supremo aprovou há um mês o texto da súmula vinculante (entendimento sobre o tema) que proíbe o nepotismo no serviço público. A decisão inclui Judiciário, Legislativo e Executivo --órgãos de autarquias direta e indireta. Com a súmula vinculante, a ordem passa a ser obrigatória em todo o país.

No Senado, 22 parentes de parlamentares já foram exonerados desde a publicação da súmula do Supremo. Efraim foi o recordista no desligamento dos familiares ao demitir cinco sobrinhos e um cunhado. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) vem logo atrás, responsável pela exoneração de quatro parentes --dois cunhados e dois sobrinhos.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), encaminhou nesta terça-feira aos senadores cópia da súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) com a proibição da prática do nepotismo nos Três Poderes.

Garibaldi quer assegurar que os parlamentares exonerem, até sexta-feira, os parentes contratados sem concurso público depois que o tribunal decidiu proibir o nepotismo. Pelo menos cinco senadores ainda não exoneraram parentes, mesmo após a publicação da súmula do STF.

Comentários dos leitores
Alziro Ribeiro da Silva (23) 26/10/2009 10h17
Alziro Ribeiro da Silva (23) 26/10/2009 10h17
Se esta conversa grampiada tiver estes termos parece mais é conversa de bandidos, o que pode esperar de quem conversa assim em codigo, o pior é que não acontece nada, fica tuda na boa. sem opinião
avalie fechar
Maria do Rosario Freitas (106) 01/10/2009 09h00
Maria do Rosario Freitas (106) 01/10/2009 09h00
Agora parece que alguém pretende por ordem no pedaço! Tudo é normal quando todos assumem o que faz, porém certos partidos politicos por ai acham que precisam o tempo todo esconder seus podres e mostrar o dos outros! Ai o País vira casa da Mãe Joana. Uma fofoca atrás da outro e projeto politicos para a sociedade não aprecem nunca. Tem governador que pratica todo tipo de opressão e repressão e a midia nada divulga, para este tipo de governante a Constituição virou papel de banheiro, mas os jornais nada publica não é mesmo. Os jornalista estão precisando fazer seu trabalho em Minas Gerais ou será que é crime omitir informações só sobre alguns politicos por ai? Se mexerem na caixa preta da Educação Mineira... sem opinião
avalie fechar
Waldemar Schisbelgs (15) 30/09/2009 20h37
Waldemar Schisbelgs (15) 30/09/2009 20h37
Dizem que não existe crime perfeito!!! Quem matou P.C. Farias e Ana Marcolino? Quem matou Daniel Dantas? Quem matou JK? Quem matou Castelo Branco? Tancredo Neves teve mesmo diverticuliti? E o Ulisses Guimarães, porque só ele ficou preso pelo cinto de segurança no helicóptero. Alguns destes homens, poderiam ter mudado alguma coisa neste país, mas outros homens não tiveram interesse nestas mudanças, daí...... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (424)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca