Lula diz que Marinho tem que "matar" a eleição no primeiro turno em São Bernardo (SP)
GISELLI SOUZA
colaboração para a Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo (Grande São Paulo), Luiz Marinho, tem que "matar" a eleição no primeiro turno.
"Nós temos que ganhar a eleição agora no primeiro turno. Não há por que a gente não ganhar com essa quantidade enorme de apoios e com essa quantidade de candidatos a vereador nos apoiando. Nós temos que ganhar", afirmou Lula, em comício hoje pela manhã em São Bernardo, onde o PT conseguiu apoio de outros dez partidos nestas eleições.
Lula participou do comício acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do cantor Sérgio Reis.
Antes do início do comício, militantes e cabos eleitorais do PT gritavam palavras de ordem contra o PSDB, que na cidade tem como candidato o deputado Orlando Morando. "PSDB, o pior salário do Brasil", diziam.
Marinho e seu candidato a vice, Frank Aguiar (PTB), também criticaram Morando durante seus discursos. Aguiar ironizou e disse que pretende enviar o convite de sua posse para o tucano.
O petista ressaltou que a campanha de seu adversário estaria "aterrorizando" a população com materiais de campanha agressivos e que estariam dizendo calúnias à população. Morando não foi localizado para comentar os ataques.
Durante seu discurso, Lula adiantou que voltará à cidade na próxima sexta-feira (3), à noite, e que no dia seguinte poderá almoçar com os candidatos a prefeito de cidades da região do ABC paulista.
O presidente criticou o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), por não apresentar os projetos para investimento de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Por meio de sua assessoria, o prefeito disse que não vai comentar as declarações do presidente.
"Ele não apresentou um projeto, sequer as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram entregues aos moradores. Eles esconderam as ambulâncias de toda a população", disse Lula.
O presidente defendeu que é preciso ter "grandeza" em vez disputa entre os partidos. "É preciso que as pessoas tenham grandeza. É preciso que as divergências fiquem em segundo plano e nós fazemos isso por esse município", disse.
Sem citar nomes, Lula comparou a assinatura em um cheque em branco com o voto no Marinho. "A gente vota naquela pessoa que a gente assina um cheque em branco. Eu faço pelo Marinho. Mas existem pessoas, que mesmo sem a gente ter assinado, a gente corre risco", afirmou.
O presidente também falou sobre a importância dos investimentos do governo federal em obras municipais. Lula defendeu que a sua gestão investiu em mais obras que seus antecessores.
"São Paulo, o Fura Fila, foi anunciado pelo [ex-prefeito Paulo] Maluf [PP]. A Marta [Suplicy (PT)] se elegeu [em 2000] e o [ex-presidente] Fernando Henrique não deu dinheiro. Nós que demos o dinheiro e fizemos a obra ser concluída. Ao todo foram R$ 80 milhões", afirmou.
Leia mais
- Erramos: Lula diz que Marinho tem que "matar" a eleição no primeiro turno em São Bernardo (SP)
- Com vaga no 2º turno ameaçada, Alckmin mira Kassab hoje em debate na Record
- Kassab polariza disputa com Marta mas diz que não muda estratégia de campanha
- PMDB volta a crescer sob o governo Lula
- Amigos contam vida universitária de candidatos a prefeito de São Paulo
- Candidatos a prefeito prometem cidades digitais
Especial
- Veja o perfil dos candidatos a vereador e a prefeito
- Leia o blog Campanha no Ar
- Leia mais sobre as eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Quando será que essas pessoas vão colocar os pés no chão e tirar a cabeça das nuvens.
Gabeira só não ganhou por que Paes teve apoio dos evangélicos do Crivella.... Simples assim...
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar