Publicidade

Publicidade
Brasil
28/09/2008 - 13h44

Lula diz que Marinho tem que "matar" a eleição no primeiro turno em São Bernardo (SP)

Publicidade

GISELLI SOUZA
colaboração para a Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo (Grande São Paulo), Luiz Marinho, tem que "matar" a eleição no primeiro turno.

"Nós temos que ganhar a eleição agora no primeiro turno. Não há por que a gente não ganhar com essa quantidade enorme de apoios e com essa quantidade de candidatos a vereador nos apoiando. Nós temos que ganhar", afirmou Lula, em comício hoje pela manhã em São Bernardo, onde o PT conseguiu apoio de outros dez partidos nestas eleições.

Lula participou do comício acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do cantor Sérgio Reis.

Antes do início do comício, militantes e cabos eleitorais do PT gritavam palavras de ordem contra o PSDB, que na cidade tem como candidato o deputado Orlando Morando. "PSDB, o pior salário do Brasil", diziam.

Marinho e seu candidato a vice, Frank Aguiar (PTB), também criticaram Morando durante seus discursos. Aguiar ironizou e disse que pretende enviar o convite de sua posse para o tucano.

O petista ressaltou que a campanha de seu adversário estaria "aterrorizando" a população com materiais de campanha agressivos e que estariam dizendo calúnias à população. Morando não foi localizado para comentar os ataques.

Durante seu discurso, Lula adiantou que voltará à cidade na próxima sexta-feira (3), à noite, e que no dia seguinte poderá almoçar com os candidatos a prefeito de cidades da região do ABC paulista.

O presidente criticou o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), por não apresentar os projetos para investimento de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Por meio de sua assessoria, o prefeito disse que não vai comentar as declarações do presidente.

"Ele não apresentou um projeto, sequer as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram entregues aos moradores. Eles esconderam as ambulâncias de toda a população", disse Lula.

O presidente defendeu que é preciso ter "grandeza" em vez disputa entre os partidos. "É preciso que as pessoas tenham grandeza. É preciso que as divergências fiquem em segundo plano e nós fazemos isso por esse município", disse.

Sem citar nomes, Lula comparou a assinatura em um cheque em branco com o voto no Marinho. "A gente vota naquela pessoa que a gente assina um cheque em branco. Eu faço pelo Marinho. Mas existem pessoas, que mesmo sem a gente ter assinado, a gente corre risco", afirmou.

O presidente também falou sobre a importância dos investimentos do governo federal em obras municipais. Lula defendeu que a sua gestão investiu em mais obras que seus antecessores.

"São Paulo, o Fura Fila, foi anunciado pelo [ex-prefeito Paulo] Maluf [PP]. A Marta [Suplicy (PT)] se elegeu [em 2000] e o [ex-presidente] Fernando Henrique não deu dinheiro. Nós que demos o dinheiro e fizemos a obra ser concluída. Ao todo foram R$ 80 milhões", afirmou.

Comentários dos leitores
M Mig (647) 27/10/2008 12h26
M Mig (647) 27/10/2008 12h26
Tem gente que aionda tem o complexo adolecente de elite x classes menos favorecidas...
Quando será que essas pessoas vão colocar os pés no chão e tirar a cabeça das nuvens.
Gabeira só não ganhou por que Paes teve apoio dos evangélicos do Crivella.... Simples assim...
4 opiniões
avalie fechar
M Mig (647) 27/10/2008 11h51
M Mig (647) 27/10/2008 11h51
Parabéns a cidade de São Paulo pela escolha do prefeito Kassab e principalmente pelo repúdio à candidata petista Marta Suplicy, a má administração e ao nefasto uso dos recursos públicos que ela representa. 6 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Carvalho (8) 27/10/2008 10h46
Antonio Carlos Carvalho (8) 27/10/2008 10h46
Apenas para lembrar: o Gabeira foi o candidato da elite!!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2689)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca