Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2003 - 14h51

Lula brinca ao se despedir em Fórum Econômico Mundial

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o momento final do debate do qual participou após discursar no 33º Fórum Econômico Mundial, em Davos, para se despedir da platéia fazendo uma brincadeira, afirmando que tinha sobrevivido a um evento tão questionado pelos defensores de temas sociais.

"O fantástico é eu voltar para o Brasil e os meus companheiros perceberem que eu volto inteiro, que não comeram nenhum pedaço de mim", brincou Lula, acrescentando também que não havia "comido nenhum pedaço deles", se referindo aos participantes do fórum.

A afirmação do presidente teve como objetivo comprovar que existe a possibilidade de grupos opostos, do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e do Fórum Econômico Mundial, se sentarem em uma mesa de negociações para conversarem.

"Há muita coisa em comum em eventos tão diferentes. Estou convencido que, se sentarem em uma mesa, haverá muita concordância entre os dois fóruns", disse.

Para Lula, falta demonstração de coragem dos dois lados para que um mundo novo possa ser criado. "Eu não sei como fazer para que os dois fóruns se entendam. Se ficarmos lá e vocês aqui sem conversar, chegaremos a um novo milênio fazendo as mesmas coisas", afirmou.

O mediador do debate e diretor-gerente do Fórum Econômico Mundial, José Maria Figueires, agradeceu a participação de Lula e disse que o debate foi muito proveitoso para os participantes. Ele também aproveitou para convidar o presidente brasileiro a participar de futuras edições do evento.

  • Com Agência Brasil

    Veja também o especial sobre os fóruns globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade