Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2003 - 08h18

Tortada é crítica bem-humorada, afirma ativista

ALESSANDRA KORMANN
da Agência Folha

"Tacar uma pedra é agressão, tacar uma torta na cara é uma crítica bem-humorada", diz Rafael [nome fictício], um dos organizadores da ação que culminou com uma tortada no presidente do PT, José Genoino.

"A gente quer ser criativo, bem-humorado. Foi uma coisa bem pastelão", disse.

Segundo ele, que estava com a ativista na hora da ação, o objetivo da crítica foi dizer que o movimento antiglobalização não se sente representado pelo presidente Lula. "Ele foi a Davos supostamente como nosso representante, e a gente queria dizer que os nossos representantes são aqueles que estão lutando e apanhando nas ruas, levando tiros de borracha por protestar contra o capitalismo", afirmou.

Rafael, que não quer se identificar por medo de represálias, diz que é contra a apropriação do movimento antiglobalização por partidos de esquerda.

"Há diferença entre um governo de esquerda e um de direita, mas a sociedade não vai ser mudada pelo voto. A sociedade mudou mais o PT do que o PT mudou a sociedade", declarou.

"A gente acredita na ação direta, e não na transformação da sociedade pela via institucional. Se o voto mudasse alguma coisa, ele já teria sido proibido", disse.

A torta de morango com chantilly foi comprada pelos ativistas em uma padaria. "Era uma torta vagabunda, dessas com muito creme. A gente esperava que um morango ficasse grudado no rosto do Genoino."

Rafael não disse em quantos eles estavam, mas afirmou que a torta foi levada dentro de uma sacola e que eles não tiveram problemas para entrar no salão. "Por motivos de segurança, preferimos não divulgar nossos métodos."

Os ativistas deixaram um manifesto em nome do grupo Confeiteiros Sem Fronteiras, uma organização que não existe na prática. A escolha do nome faz parte do lado "bem-humorado" do protesto. Na realidade, eles são ativistas autônomos.

Veja também o especial Fóruns Globais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade