Marta, Kassab e Alckmin percorreram cerca de 12.754 km durante 89 dias de campanha
RANIER BRAGON
da Folha de S.Paulo
Os três principais candidatos à Prefeitura de São Paulo cumpriram neste primeiro turno uma quilometragem que equivale a três vezes a distância entre os extremos norte e sul do Brasil. Marta Suplicy (PT), Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB) priorizaram nos 89 dias de campanha os redutos em que hoje obtêm suas maiores intenções de voto.
Ao todo, os três percorreram estimados 12.754 quilômetros para participar de 614 reuniões públicas, comícios, panfletagens, caminhadas, visitas a comércios e outras atividades típicas do período eleitoral.
Líder nas pesquisas, Marta privilegiou os extremos sul e leste, as duas regiões onde reúne maior musculatura eleitoral, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30: diante de uma média de 35% das intenções de voto em toda a cidade, ela reunia no extremo sul 52% e, no extremo leste, 49%, índices semelhantes aos obtidos no início da disputa.
Marta concentrou maior número de visitas nos bairros Cidade Ademar, Grajaú (extremo sul), Ermelino Matarazzo (extremo leste) e Sapopemba (leste), onde encerrou a campanha com comício, na quinta. A petista percorreu estimados 3.916 km no primeiro turno.
Gilberto Kassab foi, dos três, o que mais quilômetros enfrentou em suas agendas como candidato e como prefeito no primeiro turno: 4.931 km estimados. Mas também foi o único que contou, em quase todo o período, com helicóptero para seus deslocamentos.
O prefeito privilegiou as regiões oeste, norte e sul.
Nas duas últimas, ele obtém seus mais altos índices: foi de 13% no início da campanha para 41% das intenções de voto na norte, e de 15% a 36% na sul. Moema (sul), Santana (norte) e Pinheiros (oeste) foram os bairros onde o prefeito mais realizou eventos.
Região oeste
Já o tucano Geraldo Alckmin realizou o maior número de eventos de sua campanha na região oeste, local em que tradicionalmente os tucanos obtêm boas votações. Mas isso não impediu que ele perdesse votos, como ocorreu em todas as outras regiões. Foi de 32% no início da campanha para 25% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha.
Alckmin também deu especial atenção ao extremo leste. Lá, suas intenções de voto caíram pela metade, de 26% para 13%. Itaim Bibi (oeste) e Itaquera (extremo leste) foram os bairros onde ele participou de mais eventos.
O levantamento feito pela Folha tem como base a agenda oficial das candidaturas (não inclui eventos que não constaram na agenda oficial nem aqueles realizados fora de São Paulo). A distância estimada foi calculada no site Google Maps Brasil. Consultadas, as campanhas não se manifestaram sobre os números.
Os três candidatos participaram de um grande número de eventos no centro de São Paulo. A região não foi levada em conta na análise das mais "privilegiadas" já que grande parte das visitas não teve relação específica com a região, mas sim com o fato de que ela concentra a sede de várias instituições.
Leia mais
- Marta defende propostas para 2º turno, mas não aponta adversário para disputa
- PT é favorito nos municípios da Grande SP
- Alckmin vota com a família e diz que pesquisa que vale é a das urnas
- 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados não votam neste domingo
- Sob forte assédio da imprensa, Kassab vota e diz estar otimista
Especial
- Veja o perfil dos candidatos a vereador e a prefeito das capitais
- Leia o blog Campanha no Ar
- Leia mais sobre as eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria
- Conheça a história do PT, partido de LULA E MARTA SUPLICY; leia introdução
- Conheça a história do partido de GILBERTO KASSAB contada por Eliane Cantanhêde; leia trecho
- Entenda a cabeça do ELEITOR e veja os motivos que o levam a votar em um candidato
- Livro explica mudanças que MARKETING ELEITORAL trouxe às eleições; leia capítulo
| Comentários dos leitores |
| Comente esta reportagem | Veja todos os comentários (2689) | |
| Termos e condições | ||

Ocultar
Exibir



avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar