Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2008 - 01h05

Reeleita em Fortaleza, Luizianne Lins diz que se sente parte de novo momento político

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), 39, foi reeleita hoje com 50,16% dos votos válidos após uma disputa contra candidatos apoiados pelos maiores líderes políticos do Ceará, o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Luizianne recebeu 593.778 votos. O segundo colocado, Moroni Torgan (DEM), teve 295.921 votos (25% válidos). Já Patrícia Saboya (PDT) recebeu 183.136 votos (15,47%).

Com a vitória, Luizianne se consagra como a maior liderança do PT no Ceará, gabaritando o partido a pleitear ainda mais espaço na composição eleitoral das eleições de 2010 no Estado, quando entrarão em jogo os cargos de governador, vice e dois de senador.

"Esse novo momento político demonstra que as pessoas estão sabendo para onde vão, acho que isso sim está fazendo a diferença. Estou feliz porque, de qualquer maneira, me sinto parte desse novo momento, estou dando a minha colaboração efetiva", disse.

Hoje, ao votar, a prefeita reclamou da atuação de seus adversários, especialmente de Ciro, que apoiou Patrícia, sua ex-mulher. "Meu problema com o deputado Ciro Gomes não foi ele ter apoiado a candidatura da senadora, até porque eu acho que ele tinha a obrigação moral e política de apoiá-la, porque ela o apoiou incondicionalmente em todos os momentos da vida dele. A nossa queixa foi em relação à forma e ao desrespeito ao nosso governo e à minha própria pessoa. Não precisava ser assim."

Durante a campanha, Ciro afirmou que a administração da petista era "fuleiragem" e a chamou de "coronelzinha de saia". Hoje, ele falou de forma bem mais amena, e disse que "tem zero problema" com a prefeita. "É zero problema, zero. Se eu converso até com o 'Penca', quanto mais com a Luizianne. É democracia, minha filha, democracia, não tem nada de pessoal", disse. "Penca", segundo ele, é uma gíria usada no interior para se referir a "qualquer um".

Ciro admitiu que sai derrotado desta eleição, com o revés de sua ex-mulher, mas que isso não deve se refletir nas discussões sobre a chapa presidencial em 2010 --ele já afirmou que pode ser candidato a presidente ou a vice numa aliança apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tasso, que, assim como Ciro, apoiou Patrícia, também admitiu a derrota, mas não disse sair da eleição enfraquecido, pois o PSDB, segundo ele, ainda será o maior partido do Ceará. "Fortaleza, de fato, nós nunca tivemos, então esse resultado não pode ser considerado uma perda", disse.

A campanha em Fortaleza começou acirrada, com um empate triplo entre Luizianne, Moroni e Patrícia, segundo institutos de pesquisa; porém, com o início da campanha eleitoral na TV, o cenário mudou.

A estratégia eleitoral da prefeita foi coordenada por uma equipe de Duda Mendonça, o marqueteiro responsável pela primeira vitória de Lula à Presidência, em 2002.

Hoje, ela afirmou que o principal problema de sua primeira gestão foi na área da saúde, não pela falta de ações, mas pelo crescimento da demanda. Segundo ela, seu novo mandato vai buscar aumentar a oferta do atendimento secundário (de consultas especializadas).

Comentários dos leitores
Alex Saboia (1) 08/10/2008 15h33
Alex Saboia (1) 08/10/2008 15h33
Será possivel que Luiziane não aprenda que todos que apoiaram a candidatura dela merecem agradecmento, quanta arrogancia e prepotencia.
Espero que agora ela não faça igual a Maria Luiza e compre briga até com vento.
Desça deste pedestal que você só ganhou esta eleição porque o único bom candidato (Renato Roseno)estava num partido de pouca expressão, muito radical e ninguém que queria arriscar nele.
Faça uma análise, repense, lembre como foi os quatro anos de sua administração e faça algo certo desta vez.
sem opinião
avalie fechar
RUBENS IBANHES (1) 07/10/2008 14h45
RUBENS IBANHES (1) 07/10/2008 14h45
Parabens a todos os brasileiros eleitores. Pelo que pude ver pelo Brasil nós estamos enfim aprendendo a votar, pois estamos colocando prefeitos e vereadores que realmente acreditamos e não por ser famoso ou coisa parecida. O exemplo maior esta em Pernambuco onde uma famosa cantora recebeu apenas 343 votos ou seja 2% dos votos validos, pois o lugar dela é no palco e não na politica, alias como ela própria já reconheceu. 3 opiniões
avalie fechar
Daniel Gomes (1) 07/10/2008 13h37
Daniel Gomes (1) 07/10/2008 13h37
Bom, podemos dizer que a Prefeita teve os seus altos e baixos durante todo o seu governo nestes últimos quatro anos. De um lado, ela fez realmente bons avanços na saúde, na educação e na moradia - como um todo -, mas, também, teve muitos problemas quanto a segurança pública, na qual se não fosse a maior participação do Governo estadual estariamos ainda mais perdidos do que já realmente estamos.
Sem contar que ela, mesmo indiretamente, se beneficiou da popularidade que o Presidente Lula vem recebendo ao longo destes 6 anos - bem-sucedidos - de governo Federal, ela está, digamos, cuspindo um pouco no prato que comeu dizendo tais coisas.
Eu iria votar nela, só que ao ver ela fazendo a velha manobra politica - asfaltar ruas até dizer chega simplesmente fez perder o meu voto... e o pior isso ainda tão evidente em tempo eleitoral, o respeito que eu tinha dela foi completamente perdido.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (16)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página