Pela primeira vez, eleições de Macapá serão decididas em 2º turno
BRENO COSTA
da Agência Folha
Pela primeira vez, as eleições em Macapá serão definidas em um segundo turno. Os deputados estaduais Camilo Capiberibe (PSB), 36, e Roberto Góes (PDT), 42, continuarão se enfrentando até o próximo dia 26.
Com 100% das urnas apuradas, Camilo Capiberibe, filho do ex-senador e ex-governador do Amapá, João Capiberibe (PSB), conseguiu 33,07% dos votos válidos, contra 26,53% de Roberto Góes.
A vaga do pedetista no segundo turno foi sofrida. Apoiado pelo primo, o governador Waldez Góes (PDT), o candidato ficou apenas 2.425 votos (1,34%) à frente de Lucas Barreto (PTB), candidato que não se coligou com outros partidos.
Lucas, que começou a campanha eleitoral com menos de 5% das intenções de voto e alcançou, nas urnas, 25,19% da preferência do eleitorado, será um inesperado fiel da balança para o segundo turno.
Camilo Capiberibe, além do impulso conquistado nas urnas, tem mais um elemento de força para o segundo turno. Além de não ter apoios oficiais e ter como partidos coligados apenas o PSOL e o PMN, Capiberibe passou a campanha eleitoral com um terço do tempo de TV de Roberto Góes. No segundo turno, o tempo de TV é o mesmo para os dois candidatos.
Candidata do prefeito João Henrique Pimentel (PT), a petista Dalva Figueiredo ficou com apenas 5,10% dos votos válidos. Por pouco não ficou na quinta posição. Dalva ficou apenas 745 votos à frente de Moisés Souza (PSC).
Leia mais
- 15 capitais do país elegem prefeito em primeiro turno; saiba quais
- TRE recolhe 5 toneladas de propaganda no Rio; 200 são presos
- Paes deve buscar apoio de Lula no 2º turno; Gabeira quer votos de eleitores de esquerda
- Presa e com registro cassado, candidata a vereadora é a 23ª mais votada no Rio
Especial
- Leia o blog Campanha no Ar
- Veja o perfil dos candidatos a vereador e a prefeito das capitais
- Leia mais sobre as eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
Livraria


Ainda não existem comentários nesta notícia. Seja o primeiro a comentar.