Publicidade

Publicidade
Brasil
13/10/2008 - 10h14

Fogaça e Rosário trocam acusações sobre educação em Porto Alegre

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

No primeiro debate do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Porto Alegre, o candidato à reeleição José Fogaça (PMDB) e a petista Maria do Rosário trocaram acusações sobre a gestão da educação na cidade.

O prefeito acusou as administrações do PT, partido que governou a cidade entre 1989 e 2004, de "falsificar" dados sobre freqüência escolar nas creches do município.

Segundo Fogaça, os antecessores contabilizaram 5.500 estudantes que não iam à aula para obter mais dinheiro do então Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Maria do Rosário criticou a prefeitura por perda de verbas no setor. A petista disse que a prefeitura deixou de receber R$ 16 milhões em 2008 porque as escolas não foram registradas no censo do Ministério da Educação.

O debate de ontem foi realizado pela TV Com (UHF e cabo). A emissora, que pertence ao grupo RBS, estima audiência de 250 mil pessoas.

Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (530) 20/10/2008 17h54
Alcides Emanuelli (530) 20/10/2008 17h54
Para os chorões, que não se contentam nem se contem quando seus textos não são colocados!
Eu descobri uma nova formala, embora não guarda nada em arquivos para não perder tempo, para cada sensurado eu escrevo 10 sei que derepente eles podem passar batido em um e deixar ele ser editado.
E assim caminho nosso Democracia onde não temos o direito de escrever o que queremos, mas somos obrigados a ler as besteiras, as mentiras que todos os dias entram em nssos lares em nossas mentes por meio da comunicação.
sem opinião
avalie fechar
klaus prodgraf (1) 20/10/2008 17h02
klaus prodgraf (1) 20/10/2008 17h02
Maria perde, sempre esteve perdendo. Gosto dela, já ajudei a elegê-la. Só não gosto quando fica falando de criancinha. Fala e não acontece nada. Dos 16 do PT, vi vivi 10 anos e as criancinhas na mesma rua. A vez dela era a anterior, mas o partido saiu com o anticandidato e agora errou na mão.
1. Uma eleiçao municipal se resolve no município. Há um enorme equívoco na largada da campanha: a federalização. Alguém tinha que lembrar que quem governa a cidade é o prefeito, mas ela só fala q o Lula vai fazer e acontecer.
2. Se depender do Lula, AMBOS são candidatos dele.
3. Eleição municipal é do municipio, da cidade, não adianta trazer ministro prá dar pitaco, pode impressionar os colegas de partido ou comunidades não esclarecidas. Para uma população esclarecida e crítica, como a candidata mesmo diz, não conta. Tem gente na foto q nem sabe onde está.
4. Não dá prá só dar porrada com ar professoral e arrogante; se não foi bom, a verdade é q tb não foi tão ruim assim.
5. Tem q reconhecer o telhado de vidro, afinal. foram 16 anos de acertos e erros. Em vez de só incorporar idéias de outros estados e partidos, antes criticados ferozmente, tem procurar valorizar o que foi bom.
7. O PT local tem uma tradição de não saber dividir o poder, quem garante que mudou? Quem pode aceitar como honesta uma proposta de escola integral depois de tão criticada.
6. O mais difícil: reconhecer q não são os donos da verdade.
7. Há uma rejeição e esta também passa pelo bloco de esquerda, que não migrou.
sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (41) 20/10/2008 10h34
João Carlos Gagliardi (41) 20/10/2008 10h34
Porto Alegre, era uma base importante para o pt. E é muito importante para os devaneios de uma possível pretensão presidencial para 2010. A perda de São Paulo, já e dada com certa até pelos petralhas mais xiitas, restou agora Porto Alegre.... Perdendo mais esta capital, o sonho (pesadelo para nós...) de eleger o sucessor, só resta ao pt, a mutreta final de convocar nova assembléia constituinte e aprovar um terceiro mandato a qualquer custo. Essa gente é capaz de tudo... 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (23)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca