Justiça Eleitoral descarta convocar tropas federais para segundo turno das eleições
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A menos de uma semana do segundo turno das eleições municipais, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não registrou incidentes nas disputas pelas prefeituras que justifiquem o envio de tropas federais para reforçar a segurança. Na capital do Rio de Janeiro, que recebeu homens das Forças Armadas no primeiro turno, o presidente em exercício do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Alberto Motta Moraes, disse que a presença dos militares não será necessária.
"Não vemos necessidade porque, sabidamente, o grande componente de influência e de confusão é a eleição proporcional, com grande número de vereadores. Agora, na eleição majoritária, só com candidatos a prefeitos, a situação é muito mais calma. Não há necessidade disso [tropas]", disse Moraes.
O presidente do TRE classificou o primeiro turno como as "eleições mais calmas! dos últimos anos no Rio. "As expectativas eram preocupantes, mas não tivemos nenhum problema. Não tenho dúvidas que a presença das Forças Armadas foi um fator preponderante na obtenção desse resultado", afirmou.
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que o tribunal está "à disposição" para julgar pedidos de envio de tropas no segundo turno, embora as campanhas estejam ocorrendo dentro da normalidade. "Até agora nenhum dado nos impressiona negativamente quanto à normalidade das eleições."
O tribunal deve encaminhar tropas ao município de Benedito Leite (MA), onde o primeiro turno acabou cancelado após incidentes registrados no local. Urnas do município foram retiradas de sessões eleitorais e queimadas. O TSE remarcou o primeiro turno para o dia 26, quando os municípios com mais de 200 mil habitantes realizarão segundo turno.
"Tenho conversado com o presidente do TRE do Maranhão, com o governador Jackson Lago (Maranhão) e com o ministro Tarso Genro [Justiça] sobre a necessidade de Forças Armadas em Benedito Leite. Lá é um caso a parte porque houve violência", afirmou.
Britto reuniu nesta segunda-feira presidentes de 15 TREs de Estados onde haverá segundo turno das eleições. Os representantes dos tribunais realizam um balanço do primeiro turno das eleições e planejam o segundo turno, marcado para o próximo domingo.
Panfletos
O presidente do TRE do Rio disse que vai tomar "medidas drásticas" para punir responsáveis por panfletos apócrifos contra os candidatos que disputam a prefeitura da capital fluminense. Neste final de semana, um panfleto que pede votos para Eduardo Paes (PMDB) insinua que Fernando Gabeira, candidato do PV à Prefeitura do Rio, é contra a criminalização da prostituição infantil.
O material foi distribuído a fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. A vereadora evangélica Liliam Sá (PR) assumiu a autoria do texto. Ela diz ser presbiteriana.
"Tivemos acusações de vários lugares, neste final de semana foi apreendido um farto material numa editora de nome. Não há dúvidas que as medidas estão sendo tomadas pelo promotor e o juiz encarregados da propaganda", afirmou Moraes.
Leia mais
- Kassab diz que se afastou de Pitta, mas que Marta continua com mensaleiros
- Marinho diz que presidente do PSDB terá de provar acusações e estuda processar tucano
- Painel da Folha: Alckmistas tentam promover tucano para 2010
- Panfleto pró-Paes associa Gabeira a crimes sexuais no Rio
- Em Salvador, campanha do PT convoca "forasteiros"
Especial
- Leia o blog Campanha no Ar
- Leia mais sobre as eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar