Publicidade

Publicidade
Brasil
21/10/2008 - 19h35

Procuradoria Eleitoral de Pernambuco emite parecer contra cassação de João da Costa

Publicidade

da Folha Online

A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco emitiu parecer nesta terça-feira contra a inelegibilidade e a cassação do prefeito eleito de Recife, João da Costa (PT). No documento, o procurador Fernando José Araújo Ferreira pediu ao TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco a revisão da decisão que cassou o petista por uso da máquina pública durante a campanha eleitoral.

Em setembro, a Justiça Eleitoral cassou o registro da candidatura de Costa. Autor da sentença, o juiz Nilson Nery considerou "inquestionáveis" as provas de uso da máquina pública da prefeitura, administrada pelo PT, em favor do candidato.

Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, houve troca de e-mails entre servidores públicos da Prefeitura de Recife em benefício da campanha de Costa e promoção pessoal do petista por meio da Revista do Orçamento Participativo, custeada com recursos municipais.

Na avaliação do procurador, as irregularidades apontadas pelo Ministério Público não influenciaram no resultado da eleição. "Não vejo como 50 mil exemplares de uma revista que sequer fez menção às eleições e um evento para 700 pessoas possam influir nas eleições de uma capital com mais de um milhão de eleitores", disse.

Apesar de ter se posicionado contra a cassação de Costa, o procurador sugeriu no parecer a aplicação de multa ao candidato e ao prefeito João Paulo (PT) de em cerca de R$ 70 mil para cada um --valor correspondente aos gastos com a revista, orçada em R$ 145 mil, aproximadamente.

A reportagem não localizou João da Costa para comentar o parecer.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca