Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2008 - 10h00

Histórico no Legislativo é mote para farpas no RS

Publicidade

da Agência Folha, em Porto Alegre
da enviada especial da Folha a Porto Alegre

Antigos apoios a projetos impopulares são mote para trocas de acusações entre o prefeito José Fogaça (PMDB) e a deputada federal Maria do Rosário (PT), que disputam o segundo turno em Porto Alegre (RS).

A propaganda do peemedebista no rádio acusa Rosário de ter uma prática no Congresso contraditória às promessas de campanha. São citadas as polêmicas votações em que a petista apoiou a criação da CSS (Contribuição Social da Saúde) e foi contrária à implementação da emenda 29, que prevê percentuais mínimos de investimentos federais na saúde.

A propaganda do PMDB também cita o fato de a deputada não ter votado pela criação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania), mas omite que ela estava em viagem oficial à Itália no dia da votação.

Em contrapartida, os petistas atacaram a atuação de Fogaça ao longo dos 16 anos em que foi senador.

No comício da segunda-feira, o senador Paulo Paim criticou o apoio de Fogaça, em 1999, à criação do fator previdenciário, que vinculou o valor das aposentadorias à expectativa média de sobrevida daqueles que alcançaram o tempo de contribuição. O fator foi responsável pelo achatamento em até 40% do valor real dos benefícios.

Nos debates, Maria do Rosário tem buscado enfatizar que Fogaça, durante o período (1998) em que exerceu a liderança do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) no Senado, não destinou recursos de emendas para execução de obras para Porto Alegre, como o metrô.

Comentários dos leitores
Márcio Alexandre da Silva (4) 27/10/2008 17h39
Márcio Alexandre da Silva (4) 27/10/2008 17h39
Sou contra toda e qualquer tipo de violência, mas enquanto esta batendo em grevista pode. Mas agrediu alguém da impressa o mundo desaba. Por quê? sem opinião
avalie fechar
Alberto Fróes (1) 27/10/2008 16h35
Alberto Fróes (1) 27/10/2008 16h35
Uma vergonha a agressão ao correspondente da Folha em Porto alegre É questão de honra o partido apontar esses agressores à opinião pública, sob pena de co-autoria. começaram mal. 3 opiniões
avalie fechar
Wagner Orti (68) 27/10/2008 16h33
Wagner Orti (68) 27/10/2008 16h33
Tem um bando de desocupados que ficam o dia todo postando comentarios contra o PT e vibrando com a derrota do PT até em prefeituras insignificantes, respeito o direito de não gostar do PT mas deveriam cobrar de seus candidatos que tivessem essa mesma postura que eles pois não ví nenhum candidato ter coragem de criticar o governo do Lula e do PT e onde o PT pedeu foi para partidos aliados que apoiam o governo do PT. Isso é tão ridículo como comemorar a derrota de um time adversário com o seu estando na segunda divisão. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (15)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página