Eleito em São Luís, João Castelo fortalece PSDB para disputa do governo do Maranhão
SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha
João Castelo (PSDB), 71, foi eleito prefeito de São Luís (MA) com 55,84% dos votos válidos. Seu adversário, o deputado federal Flávio Dino (PC do B), 40, obteve 44,16%.
Castelo esteve à frente nas pesquisas desde o início da disputa e foi o mais votado no primeiro turno. Para Dino, a gravação de mensagem de apoio do presidente Lula e a presença da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em seu palanque na última semana da campanha não foram capazes de anular o favoritismo do tucano.
A vitória de Castelo fortalece o PSDB para eventual disputa ao governo do Estado em 2010. No primeiro turno, o partido elegeu o deputado Sebastião Madeira (PSDB) para a Prefeitura de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão e, em 2006, o deputado federal tucano Roberto Rocha foi o mais votado.
Castelo está na política desde 1971, quando foi eleito deputado federal pela extinta Arena. Foi governador do Maranhão de 1979 a 1982, indicado pelo regime militar, e senador de 1983 a 1991, eleito pelo também extinto PDS.
O tucano voltou à Câmara em 1999, filiado ao PSDB. Foi reeleito em 2004, mas renunciou ao mandato em 2007 para assumir a presidência da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária).
Leia mais
- Reeleito, Wilson Santos critica "baixo nível" de campanha
- Eleição de Belinati em Londrina está sub judice
- Marta perde 287 mil eleitores em relação à disputa de 2004
- Kassab diz que campanha não deixou seqüelas e trabalhará em parceria com Lula
- Com Dario Berger, PMDB bate Amin pela terceira vez em Florianópolis
Especial
- Leia o blog Campanha no Ar
- Leia mais sobre as eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar