Publicidade

Publicidade
Brasil
27/10/2008 - 17h29

PSDB diz que PT foi humilhado em SP e tucanos avançaram no país

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Com críticas ao PT, o PSDB minimizou nesta segunda-feira a vitória de partidos da base aliada do governo na maioria dos municípios brasileiros nas eleições encerradas neste domingo. O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, disse que os tucanos saíram fortalecidos ao elegerem cerca de 800 prefeitos no país, enquanto os petistas perderam capitais importantes como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

"Não sei quem ganhou as eleições, mas a única convicção que eu tenho é de que o PT perdeu. Eles sofreram humilhação em São Paulo, perderam em Porto Alegre, não têm mais Belo Horizonte e estiveram ausentes no Rio de Janeiro. Nas capitais, ficaram apenas com Fortaleza e Recife, que já tinham", afirmou.

Guerra disse que a vitória do prefeito Gilberto Kassab (DEM) sobre a prefeita Marta Suplicy (SP), em São Paulo, representou uma derrota direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. O erro dos petistas, na avaliação de Guerra, foi tentar nacionalizar uma campanha municipal.

"A campanha da Marta foi o naufrágio do petismo. Em todas as capitais que disputamos, ganhamos. Nas eleições municipais é onde a presença do governo se faz mais sentir. Nós somos um partido de oposição e conseguimos eleger 800 prefeitos", disse Guerra.

O tucano afirmou que o enfraquecimento do governo federal se deu especialmente junto à classe média, que não repassou aos candidatos petistas a popularidade do presidente Lula. "É a demonstração de que o fantasma, a assombração do Lula, não é suficiente para transformar postes em prefeitos ou vencedores. O comportamento do eleitorado se refletiu sobre suas escolhas. Prefeitos bem avaliados foram eleitos", disse.

Racha

Guerra minimizou o racha no PSDB, em São Paulo, provocado pela candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) e Kassab à prefeitura da capital. O prefeito acabou reeleito com o apoio de parte dos tucanos paulistas, liderados pelo governador José Serra (PSDB-SP), derrotando Marta.

"Em São Paulo, o PSDB dividiu-se sob a orientação de não agravar a divisão e criar uma base para o segundo turno. Foi isso que se deu, o maior exemplo da unidade foi a demonstração de apoio do senhor Geraldo Alckmin para o Kassab", afirmou.

Na opinião do presidente do PSDB, a principal vitória dos tucanos foi conseguir mobilizar suas bases em torno dos candidatos da legenda. "Houve aproximação da base com as suas lideranças. Na última eleição para presidente, tivemos apoio demais e campanha de menos para o Alckmin. A noção de colaboração da base com os seus comandos foi atingida", afirmou Guerra.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca