Partidos traçam estratégias para 2010 com base em resultados das eleições municipais
RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
Passadas as eleições municipais, os comandos do PT, PMDB, PSDB e DEM analisam os resultados e definem as estratégias para 2010. Independentemente das divergências ideológicas e programáticas, integrantes das quatro legendas chegaram à mesma conclusão: o saldo das disputas foi positivo.
Pelos dados do TSE, o PMDB elegeu 1.201 prefeitos, os tucanos levaram à vitória 786 candidatos, enquanto o PT obteve 558 prefeituras, o PP outras 555 e o DEM saiu vitorioso em 500 municípios. Os números absolutos ganham avaliações diferenciadas de acordo com o município e o número de eleitores. Quanto maior e mais rico o local, mais valorizado fica o partido.
Apesar de estar fora das prefeituras de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, o PT concluiu ter sido vitorioso nas últimas eleições. A avaliação dos petistas é baseada no fato de ter sido a legenda que mais reelegeu prefeitos, cerca de 56%, segundo informações da legenda.
Para a cúpula petista, a consagração da reeleição de prefeituras do partido significa que a política econômica e social em execução pelo governo federal é aprovada pelo eleitorado, sinalizando que há perspectivas positivas para 2010. A análise é considerada para o lançamento de nomes à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também para os governos dos Estados.
A unanimidade entre os políticos é que a noiva do momento é o PMDB, que mais candidatos elegeu e ainda conquistou a Prefeitura do Rio, com Eduardo Paes (PMDB), e manteve Porto Alegre com José Fogaça (PMDB) e Salvador, com João Henrique (PMDB).
Confortáveis ao obter o controle da maioria das prefeituras, os peemedebistas sonham em alçar vôos mais altos. A idéia é conquistar o controle dos comandos da Câmara e do Senado e não afastam a possibilidade de lançar um candidato próprio à Presidência da República.
Segundo colocado em número de prefeituras, o PSDB também comemora o saldo das eleições municipais. A vitória do prefeito Gilberto Kassab (DEM) é atribuída em parte ao apoio político do governador José Serra (PSDB) e seu grupo político, enquanto a eleição de Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, é associada ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).
A aliança entre tucanos e democratas é apontada como certa para 2010 com vistas à sucessão presidencial. Dois dias depois das eleições, os governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e Serra se reuniram em Brasília e transformaram o encontro em um megaevento político.
Paralelamente, os democratas, responsáveis por 500 prefeituras, também comemoram os resultados das urnas. Para o DEM, o fato de ser oposição e conquistar um elevado número de prefeituras pode representar um sinal de que a disputa em 2010 ocorrerá em pé de igualdade com apoio de alguns candidatos nos governos estaduais.
Leia mais
- Chinaglia critica debate público em torno das disputas pelos comandos da Câmara e Senado
- Renan defende PMDB na presidência do Senado
- Blog do Josias: Serra e Aécio apóiam Temer na sucessão da Câmara
- Lula vai intervir em disputa entre PT e PMDB por comando do Senado
- Cabral diz que PT e PMDB têm de buscar "denominador comum" nas eleições do Congresso
Especial
- Leia mais sobre as eleições no Congresso
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar