Publicidade

Publicidade
Brasil
04/11/2008 - 18h55

TRE-RJ nega realização de eleições em duas cidades por maioria de votos brancos e nulos

Publicidade

da Folha Online

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro divulgou nota nesta terça-feira na qual não confirma a realização de novas eleições nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana, como informou a Agência Brasil.

Segundo o tribunal regional, em ambos os casos a convocação de nova eleição ainda depende de decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde serão julgados recursos dos candidatos a prefeito contestando o indeferimento de suas candidaturas.

O TRE-RJ também não confirmou a informação de que a nova eleição seria realizada porque os votos brancos e nulos superaram "votos recebidos pelos dois candidatos à prefeitura das duas cidades".

O tribunal regional informou na nota que, segundo a Constituição Federal, a legislação eleitoral e a jurisprudência do TSE, os votos brancos e nulos são considerados inválidos e descartados na totalização dos votos.

"Uma nova eleição só é convocada se mais de 50% dos votos dados por eleitores a candidatos forem anulados por decisão judicial, o que pode acontecer em Bom Jesus do Itabapoana e em Santo Antônio de Pádua", diz o tribunal na nota.

Caso o TSE confirme os indeferimentos, o TRE-RJ terá 40 dias para convocar novas eleições, que contarão com novos prazos para o registro de candidaturas e a realização de propaganda eleitoral.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca