Brasil
06/11/2008 - 17h15

Lula se encontra com papa Bento 16 na Itália na próxima semana

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido pela papa Bento 16 no Vaticano na próxima semana durante viagem à Itália. Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula terá um encontro reservado com o sumo pontífice no dia 13 de novembro antes de seguir para Washington (EUA), onde participa da cúpula econômica do G-20 (que reúne as maiores economias do mundo).

Na reunião reservada com o papa, Lula deve assinar um tratado com o Vaticano sobre a atuação da Igreja Católica no Brasil --que reúne o maior número de católicos do mundo. O porta-voz disse que, apesar do encontro ser "rápido", Lula vai discutir com o papa assuntos comuns aos dois países --como o combate à fome e a solidariedade mundial.

Segundo Baumbach, o Brasil e o Vaticano negociam há alguns anos a redação de um documento sobre a relação entre os dois países. O porta-voz disse, porém, que o acordo com a Igreja Católica não prejudica a liberdade religiosa prevista pela Constituição brasileira.

"O importante é que o acordo preserve o preceito constitucional de liberdade religiosa. Não será discutido credo, mas os direitos e deveres da entidade religiosa", afirmou. O porta-voz disse que o Brasil vai "dar um tratamento equânime a todos os credos, mas respeitando o papel que a Santa Sé tem como sujeito internacional".

Em maio do ano passado, Bento 16 esteve no Brasil e se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, em São Paulo.

Negociações

Na Itália, Lula também vai encontrar-se com o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi e autoridades do país --como o prefeito de Roma, Gianni Alemanno. Segundo o porta-voz, Lula também vai se reunir com empresários italianos para discutir o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De Roma, Lula segue para Washington onde vai acompanhar a reunião do G-20 que vai discutir a crise econômica internacional.

Comentários dos leitores
Helena Cidra (22) 04/07/2009 09h20
Helena Cidra (22) 04/07/2009 09h20
Lula viaja para Paris; tucano diz que presidente passará final de semana em hotel luxuoso, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ironizou o
aconselho dado ao presidente de passar o final de semana, relaxando. Afinal ninguém é de ferro". Os psdbistas precisam saber que a soberba e a inveja tambem matam.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (847) 03/07/2009 21h38
Luís da Velosa (847) 03/07/2009 21h38
Um presidente viajar é uma exigência do cargo, inerente ao seu múnus público. Ademais, no mundo de hoje, essa exigência se elastece por necessidades imperiosas. sem opinião
avalie fechar
Pedro Castro (40) 26/06/2009 08h30
Pedro Castro (40) 26/06/2009 08h30
Isso é muito injusto! A UNESCO está se esquecendo dos Homens Bons da Nação (FHC, Alckmin, Serra e outros)! Isso só pode ser coisa de petista! 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (211)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca