Paes anuncia Paulo Jobim Filho como novo secretário de Administração do Rio
da Folha Online
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta segunda-feira mais um novo que irá compor sua gestão a partir de 2009. O ex-ministro do Trabalho e Emprego no governo FHC Paulo Jobim Filho assumirá a Secretaria de Administração.
"A prefeitura tem um serviço público de enorme qualidade. O futuro secretário Paulo Jobim vai respeitar os direitos e garantias do servidor e fazer as mudanças que nós entendemos como fundamentais na maneira de gerir a máquina pública, introduzir novos métodos, novos conceitos e novos elementos que possam permitir que a máquina pública funcione melhor, com mais eficiência para atender ao cidadão", afirmou Paes.
| Beth Santos/Divulgação |
![]() |
| O ex-ministro do Trabalho Paulo Jobim Filho assumirá a Secretaria de Administração |
Jobim disse que pretende levar à prefeitura princípios de gestão adotados na iniciativa privada, com redução de custos e o estabelecimento de metas.
"O Brasil tem uma administração privada moderna. Muitas de nossas empresas são reconhecidas internacionalmente por terem adotado modelos extremamente inovadores de gestão. Enquanto o serviço público ainda é visto, até um período recente, como uma burocracia. É como se fossem coisas diferentes. Eu não acredito nisso. É preciso, e urgentemente, que se traga o que há de bom na gestão privada para o setor público. O que já vem sendo feito em alguns Estados e em algumas prefeituras", afirmou.
O futuro secretário afirmou ainda que outra prioridade será a redução de despesas na gestão municipal, com a aplicação de metas na administração pública, que terão como objetivo, além de reduzir custos, dar mais eficiência no atendimento ao cidadão.
"Cada área do governo terá suas metas e serão cobradas. Dentro de uma visão moderna de gestão, temos que ter as metas a serem atingidas pelas diversas áreas e um compromisso das áreas com essas metas."
Jobim é mestre em Ciências Sociais pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) e atualmente ocupa o cargo de diretor-geral da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.
Governo
Na semana passada, Paes há havia indicado Cláudia Costin como a futura secretária municipal de Educação. Jandira Feghalli (PC do B), por sua vez, vai assumir a Secretária de Cultura da cidade. Ela foi adversária do peemedebista no primeiro turno das eleições deste ano.
Já Ruy Cezar Miranda Reis irá comandar a secretaria que vai preparar a cidade para receber a Copa do Mundo de 2014 e coordenar o projeto de trazer a Olimpíada de 2016 para a capital fluminense.
Outra indicação é do economista Carlos Alberto Muniz, vice na chapa de Paes, para a Secretaria do Meio Ambiente.
O prefeito eleito também já confirmou o deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para assumir a Casa Civil, Alexandre Sansão Fontes para assumir a Secretaria Municipal de Transportes e Rodrigo Bethlem para a pasta da Ordem Pública.
Outro integrante do secretariado de Paes será o diretor do INC (Instituto Nacional de Cardiologia), Hans Fernando Rocha Dohmann, que assumirá como secretário de Saúde.
Marcello Faulhaber, coordenador do plano de governo, é cotado para a Secretaria de Planejamento, e o ex-secretário da Receita Federal Jorge Rachid, por sua vez, deve ser anunciado como secretário municipal de Fazenda.
Leia mais
- Internet eleva risco de campanha negativa para candidatos
- Kassab indica Marcos Cintra para a secretaria do Trabalho
- Kassab diz que parceria entre DEM, PSDB e PMDB para 2010 "é natural"
- Depois de vitória em Belo Horizonte, Lacerda é recebido no PSB como estrela
- Lacerda diz que Serra lidera "projeto de centro-direita"
- Lula promete verba a BH e Rio, dizem eleitos
- Lacerda e Pimentel conversam com Lula, mas ministros mineiros evitam reunião
Livraria
Especial



avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar