Polícia Federal isola Pitta e Nahas em outro inquérito
da Folha Online
A Polícia Federal de São Paulo passou a investigar em dois inquéritos distintos os indícios levantados pela Operação Satiagraha. Os dados que apontam supostos crimes cometidos pelo banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, foram isolados num inquérito, enquanto o segundo trata de indícios referentes ao investidor Naji Nahas, ao ex-prefeito Celso Pitta e aos demais investigados no "grupo do Nahas", informa nesta sexta-feira reportagem de Rubens Valente, publicada pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a reportagem, o "grupo de Dantas" é investigado no inquérito presidido pelo delegado Ricardo Saadi, que, em julho, por indicação da Superintendência da PF em SP, substituiu o delegado Protógenes Queiroz no comando da operação.
No relatório final que entregou em 18 de julho ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal, Fausto De Sanctis, Protógenes havia escrito que um inquérito devia apurar suposta "gestão fraudulenta" do Opportunity. O segundo abordaria "Dantas e os indícios referentes ao crime de 'lavagem de capitais' e outros crimes correlatos por parte deste grupo ou da organização comandada por Naji Nahas".
Ou seja, para Protógenes deveriam existir dois inquéritos sobre Dantas, e não apenas um.
A Folha informa que Nahas e Pitta, segundo relatórios parciais da Satiagraha, estariam relacionados a "operações ilegais com precatórios" --dívidas da administração pública com pagamento determinado pelo Judiciário.
Leia a matéria completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.
![]() |
![]() |
Leia mais
- Juiz Ali Mazloum avalia que acesso da Abin é vazamento
- Satiagraha tinha sala reservada na Abin, diz agente
- CPI dos Grampos convoca delegado responsável por investigar vazamentos na Satiagraha
- Oposição ameaça apresentar relatório paralelo na CPI dos Grampos com indiciamentos
- Delegados da PF cobram posição do Ministério da Justiça sobre funções da Polícia Judiciária
- Defesa de Dantas pede anulação do processo sobre a Satiagraha
Livraria
- Frederico Vasconcelos ensina como INVESTIGAR EMPRESAS, governos e tribunais
- Livro relata ESCÂNDALOS ENVOLVENDO JUÍZES que abalaram o Poder Judiciário
Especial




avalie fechar
avalie fechar
Quando um advogado atrasa a anuidade ele é prontamente suspenso e até expulso se fizer isto por tres vezes, porém, advogdos como estes que atentam contra a dinignidade da justiça, em flragrant edesrespeito a lei nada acontece. Com a palavra a OAB Federal e a seção Paulista, estamos esperando.
avalie fechar