Candidatura de Dilma em 2010 não depende só de Lula, diz Dirceu
colaboração para a Folha Online
As declarações que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à imprensa italiana na quinta-feira (13) de que a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) é a sua candidata para 2010 gerou controvérsias entre os petistas. Após o ministro Tarso Genro (Justiça) afirmar que considera o anúncio "arriscado", nesta sexta-feira foi a vez do ex-ministro José Dirceu escrever em seu blog que a escolha não depende só de Lula.
Segundo ele, há meses o presidente tem permitido que Dilma seja apresentada como sua candidata a sucessão, mas que a decisão não é definitiva. "A imprensa italiana tomou como definitivas, como se ela já fosse a candidata, o que, como sabemos, não depende somente do presidente, por mais importantes que sejam sua indicação e apoio", escreve.
Para Dirceu, a candidatura de Dilma não será facilmente construída. "Temos todos a exata noção de que a candidatura a presidente em 2010 depende, em primeiro lugar, do PT e, mais do que isso, dos partidos historicamente aliados à nossa legenda, o PSB, o PC do B e o PDT, além de ser necessário levarmos em conta força política, parlamentar e eleitoral, principalmente do PMDB", escreve.
Ele ainda sugere que a base aliada de Lula assuma a questão da sucessão, mas que ainda faltam dois anos para a disputa Presidencial.
"É preciso que o PT e suas bancadas assumam a sucessão presidencial e as eleições de 2010, sem deixar de priorizar as tarefas do momento, seja na construção partidária, seja na (construção) dos governos municipais que vai assumir, seja no enfrentamento da crise que apenas começou."
Leia mais
- Tarso sinaliza que é precipitado lançar Dilma para 2010, mas diz que presidente acerta
- Na Itália, Lula defende candidatura de Dilma em 2010
- Kassab diz que parceria entre DEM, PSDB e PMDB para 2010 "é natural"
- Depois de vitória em Belo Horizonte, Lacerda é recebido no PSB como estrela
- Lacerda diz que Serra lidera "projeto de centro-direita"
- Lula promete verba a BH e Rio, dizem eleitos
Especial
- Leia mais sobre eleições municipais 2008
- Leia cobertura completa sobre eleições municipais
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como "superstar" em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo.
O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países.
O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual".
No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.
'Milagre econômico'
Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma "nova terra do milagre econômico" que "ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante".
Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o "capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes", o que faz do real "uma das moedas mais fortes do mundo".
avalie fechar
avalie fechar