Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2008 - 09h26

Juiz federal de Santos rejeita inquérito sobre Marcos Valério

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Tão logo chegou a Santos, o inquérito da Operação Avalanche, que envolve o empresário Marcos Valério, já foi remetido de volta para a capital paulista. A Folha apurou que o juiz federal substituto Antonio André Muniz Mascarenhas de Souza, da 6ª Vara Federal de Santos, rejeitou o caso, alegando incompetência.

O argumento foi o mesmo utilizado pela juíza federal substituta Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, Paula decidiu, no último dia 7, enviar o processo para o litoral. Na decisão, disse que a transferência se devia ao fato de os crimes atribuídos aos envolvidos não terem ocorrido em São Paulo, onde o processo se encontrava, mas em Santos.

O imbróglio jurídico, chamado conflito negativo de competência --quando dois ou mais juízos se dizem incompetentes--, será agora resolvido pela desembargadora Vesna Kolmar, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Diante da situação, o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, impetrou aditamento (pedido adicional) ao habeas corpus para tentar libertar o acusado.

"É uma situação surreal. Se nenhum dos juízes se considera competente para julgar o caso, não podem ser competentes para manter meu cliente preso", disse. Valério foi detido no dia 11 de outubro e cumpre prisão preventiva na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.

O publicitário é suspeito de ter "encomendado", a pedido da Cerverjaria Petrópolis, um inquérito para prejudicar dois fiscais da Fazenda paulista, que multaram a empresa em R$ 104 milhões.

Réu no mensalão, Valério negou à PF qualquer envolvimento nas acusações. Cinco policiais (quatro federais e um civil) também estão detidos. A cervejaria negou envolvimento.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página