Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2003 - 12h52

Lula promete antecipar em 2 meses envio de reformas ao Congresso

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje antecipar em cerca de dois meses o envio das propostas do governo para as reformas da Previdência e tributária ao Congresso Nacional. Segundo Lula, a reforma da Previdência deve ser encaminhada antes de maio e a tributária antes de junho.

As declarações foram dadas em visita à Brasilplast, 9ª Feira Internacional do Plástico, que acontece no Anhembi.

"Não tinha barba branca e já ouvia que era necessário fazer reforma na Previdência Social. Assumi o compromisso de encaminhar essa reforma ainda no primeiro semestre e, com a ajuda dos 27 governadores e prefeitos das capitais, vamos antes de maio enviar para o Congresso a proposta", afirmou. "Não vou precisar esperar até julho [para a reforma tributária]. Muito antes de junho vamos mandar o projeto para o Congresso Nacional."

Lula ouviu reivindicações do setor empresarial, como redução da taxa de juros e investimento em políticas de incentivo à produção, e disse que está tomando as medidas necessárias para colocar o país na rota do crescimento econômico. Ele se referia a uma maior rapidez para apresentação das propostas de reforma.

O presidente também deu um recado aos empresários que, nas reformas, alguns setores irão perder, mas que não o governo não dará ouvidos a reclamações. Segundo ele, não há espaço para choradeira e mau agouro, só para trabalho de consciência política e empresarial para melhorar o país.

Ele atribuiu aos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Roberto Rodrigues (Agricultura) a missão de fazer o Brasil exportar mais para gerar um superávit necessário para livrar o país do capital externo. "Se eles [os dois ministros] não fizerem isso, acho que ninguém mais fará", afirmou.

Leia mais
  • Iminência de guerra provoca prejuízos, diz Lula
  • Lula confunde DaimlerChrysler com Ford
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página