Publicidade

Publicidade
Brasil
16/11/2008 - 09h45

Com nova regra, PMDB mineiro dificulta entrada de Aécio na sigla

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Embora o tucano Aécio Neves seja cortejado pelo PMDB nacional, resolução do partido em Minas dificulta eventual entrada do governador na sigla pelo diretório mineiro.

Na última segunda, durante reunião da executiva estadual do partido, foi aprovada a resolução proibindo filiações de políticos com mandatos eletivos. A aprovação teve como base o texto da bancada estadual na Assembléia Legislativa.

O governador, que está em viagem oficial à Europa, tem dito que tem boas relações com o PMDB, mas que não é sua intenção deixar o PSDB. Diz, nos bastidores, que é no ninho tucano que tentará se tornar candidato a presidente em 2010.

Presidente do PMDB em Minas, o deputado federal Fernando Diniz negou que seja uma resolução "anti-Aécio".

"Não tem nada a ver com Aécio", afirmou Diniz.

É na bancada estadual que reside a maior resistência ao governador. No PMDB nacional, avalia-se que, com Aécio, a sigla poderia sustentar candidatura presidencial própria -tese defendida, sobretudo, por aqueles contrários a uma eventual candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT).

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (739) 04/12/2009 18h19
Cassio Tavares (739) 04/12/2009 18h19
Na imprensa alemã hoje - No primeiro dia de sua viagem à Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como estrela da política internacional em reportagens na imprensa local.
O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como "superstar" em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo.
O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países.
O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual".
No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.
'Milagre econômico'
Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma "nova terra do milagre econômico" que "ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante".
Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o "capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes", o que faz do real "uma das moedas mais fortes do mundo".
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (739) 04/12/2009 17h50
Cassio Tavares (739) 04/12/2009 17h50
Ale Freitas, isso que voce disse agora que o Serra está amarelando, eu já venho dizendo há mais de 2 meses aqui no forum. Doido ele não é. Portanto. Ele está numa saia justa porque tem um constrangimento enorme de izer ao seu partido que não deseja ser o candidato para 2.010. E ontem hein. Apolítica do Café com Leite na telinha. Aécio elogia Serra. Serra elogia Aécio. Mas por trás .....
Aproveitando o espaço, ainda não me disseram como é que fica esse apoio irrestrito do Sr. Quércia do PMDB corrupto até e medula ( como afirma a oposição ) ao Governador José Serra. Outra saia justa não é governador ?. mas vá empurrando com a barriga até março porque lá voce tem que tomar coragem e dizer a verdade ao seu partido. Vou ser candidatoà reeleição. Com o apoio total do Sr. Quércia. Atenção, eu falei Quércia ....do PMDB corrupto.
sem opinião
avalie fechar
Alguem sabe quem é Alcyr Collaço, o homem que aparece no vídeo guardando dinheiro na cueca? O Estadão dá a sua ficha na edição de hoje. Segue um trecho: "Com a ficha suja e os negócios prejudicados em São Paulo, Collaço transferiu-se para Brasília em 2003. Veio pelas mãos do petista Marcelo Sereno, ex-membro da Executiva Nacional do PT e assessor da Casa Civil da Presidência na primeira fase do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Collaço também mudou seu ramo de negócios com a compra do jornal. Chegou a integrar o núcleo operacional de um esquema, engendrado no Palácio do Planalto, para montar uma estrutura de poder destinada a durar décadas, com o PT na cabeça. Idealizado pelos ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação), com o qual Collaço se encontrou algumas vezes, o esquema incluía a construção de uma rede nacional de comunicação, integrada por mídias regionais, financiadas por recursos captados junto a fundos de pensão, entre outras fontes. Em matéria de grana "escondida nas vestes", o pessoal do PT é impar. Ninguem supera.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (15426)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca