Procuradoria denuncia três ex-prefeitos no Pará por máfia dos sanguessugas
da Folha Online
O Ministério Público Federal no Pará denunciou à Justiça três ex-prefeitos por suposto envolvimento com a máfia dos sanguessugas --organização acusada de desviar recursos de emendas parlamentares que deveriam ser utilizadas para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares.
Os ex-prefeitos em Anapu, João Scarparo (PSDB); Novo Repartimento, Valmira Alves da Silva (PSDB); e Pacajá, Pedro Theodoro de Rezende (PSDB), foram acusados de desvio de recursos federais e podem ser condenados a até 12 anos de prisão, além da proibição de exercer cargos públicos e da obrigação de reparar os danos causados.
Contra Scarparo, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também pede que ele seja condenado por corrupção passiva agravada por infração de dever funcional.
A atuação da organização foi descoberta em 2001 pelo Ministério Público. Em maio de 2006, a Polícia Federal realizou uma operação para desarticular a quadrilha, onde foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 48 pessoas foram presas, incluindo funcionários públicos que atuavam no Ministério da Saúde e na Câmara dos Deputados, além dos empresários Luiz Antonio Vedoin e Darci Vedoin, sócios da Planam.
Na ação, o Ministério Público alega que, a partir de emendas parlamentares de deputados, foram encaminhados aos municípios recursos para compra de ambulâncias. O grupo teria fraudado as licitações, direcionando a escolha das empresas fornecedoras e superfaturando preços.
Segundo a Procuradoria, o prejuízo causado nos três municípios é de R$ 55 mil. A denúncia foi encaminhada à Justiça Federal em Altamira na última sexta-feira.
A reportagem não conseguiu contato com os acusados para comentar o assunto.
Leia mais
- Procuradoria denuncia ex-congressistas no caso sanguessuga
- Justiça aceita ação contra oito supostos envolvidos com máfia dos sanguessugas em Sergipe
- Justiça mantém bloqueio de bens de envolvidos na máfia dos sanguessugas no RN
- Procuradoria denuncia prefeito por envolvimento com máfia das sanguessugas
- Procuradoria entra com seis ações contra acusados na máfia dos sanguessugas
Livraria
- Frederico Vasconcelos ensina como INVESTIGAR GOVERNOS, empresas e tribunais
- Filósofo explica por que a CORRUPÇÃO impede a vida republicana
Especial

