Dantas lavou dinheiro no porto de Santos, acusa PF
da Folha Online
O banqueiro Daniel Dantas usou uma empresa dele que opera o terminal de contêineres do porto de Santos (SP), chamada Santos Brasil S/A, para lavar dinheiro que tinha fora do país, segundo documentos apreendidos pela Polícia Federal, informa reportagem de Mário Cesar Carvalho na edição deste domingo da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL ou do jornal).
Os papéis indicam que o próprio Dantas comprou debêntures da Santos Brasil com recursos que tinha no exterior.
Para as autoridades brasileiras, parece que a compra foi feita por investidores estrangeiros, já que foram usados intermediários para esconder o real proprietário dos recursos, ainda de acordo com a polícia.
A PF acusa o banqueiro de ter lavado dinheiro de quatro maneiras pelo menos: com gado, mineração, empreendimentos imobiliários e comprando debêntures da Santos Brasil.
Segundo Nélio Machado, advogado do banqueiro, todas as operações das empresas de Dantas, incluindo a venda de debêntures da Santos Brasil S/A, são legais. Ele afirmou que as operações passam por análise pericial.
Ontem, reportagem da Folha informou que a PF pediu nova prisão preventiva do banqueiro à Justiça.
A justificativa do pedido é de que Dantas continuou a praticar os crimes pelos quais é acusado na Operação Satiagraha : gestão fraudulenta do Banco Opportunity, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Leia mais
- PF pede a prisão de Daniel Dantas à Justiça pela terceira vez
- Juíza reafirma que foi vítima de ameaças após decisão sobre Opportunity
- Tarso diz que Protógenes será punido se investigação apontar responsabilidade
- Diretor-geral da PF atribuiu afastamento de Protógenes a perfil "quase partidário"
- Novo presidente da Asbin diz que devassará contas da entidade
- Agente da Abin diz que Paulo Lacerda teve acesso a grampos da Satiagraha
- Ministro do STF indefere pedido de sessão secreta na CPI dos Grampos
Especial
- Leia mais sobre a CPI dos Grampos
- Leia cobertura completa sobre a Crise dos Grampos
- Leia cobertura completa sobre a Operação Satiagraha
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar