Brasil
01/12/2008 - 17h26

Vannuchi diz que continuará defendendo punição de torturadores

Publicidade

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) voltou a defender hoje a punição dos torturadores da ditadura por entender que a Lei de Anistia não os beneficiaria. Para Vannuchi, essa defesa tem de ser feita para honrar a biografia do presidente Lula.

"Estou mexendo, vou continuar mexendo [...]. Ao fazê-lo, estou observando também pela sua própria biografia. O senhor não pode terminar oito anos [de mandato] sem ter uma solução para esse tema. Pode não ser a ideal, pode não ser a desejada por todos nós, mas que seja pelo menos uma solução", disse Vannuchi, contando conversa que teve com o presidente.

O ministro ainda falou que esta não é uma luta que trava apenas ao lado do ministro Tarso Genro (Justiça). Ele diz ter apoio de vários outros ministros, embora tenha preferido não nomeá-los. "É importante levarmos a questão de forma mais 'impessoalizada' possível. Temos que trabalhar a idéia de dever de Estado, dever do governo federal, dever do Judiciário. Não é uma posição do Tarso e minha, como na imprensa fica caracterizado", disse.
Tanto Vannuchi quanto Tarso já expressaram publicamente a vontade de rever a lei que concedeu anistia aos militares que praticaram atos de tortura durante a ditadura. Eles alegam que os atos cometidos não podem ser enquadrados como crimes políticos, devendo ser julgados como criminosos comum.

Vannuchi participou de ato em favor da abertura dos arquivos, na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo).

Comentários dos leitores
Pouco imprta ao governbo do PT se houve operação CONDOR, PAPAGAIO, URUBU, CARCARÁ E, ATÉ MESMO PARDAL.
O governo do PT resolveu esquecer tudo. Será que sou o único que sei?
Ou voc~es não viram a Dilma defendendo o Sarney que durante anos integrou o braço político do regime vigente?
sem opinião
avalie fechar
Rodrigo. . (53) 08/07/2009 14h10
Rodrigo. . (53) 08/07/2009 14h10
Independentemente do que aconteceu no Araguai, e sei que vou ser criticados pelos historiadores, mas de que tudo isso vai ajudar a melhorar o Brasil, se estamos sendo governados por bandidos. Veja a historia de nossos governantes, divulguem isso.... o Brasil esta na mao de bandidos...... o que aconteceu no araguai, nao vai melhorar o governo hoje..... deveria ser escrrito um livro.... Onde esta a historia de Dilma e Lula, Genoino, Palocci, e outros petistas.... que lixo hein.... 3 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (862) 08/07/2009 12h58
Luís da Velosa (862) 08/07/2009 12h58
É oportuna e necessária a providência levada a efeito pela PR, nesse emaranhado, pois, seria possível colocarem esqueletos de índios (que não faltam) no lugar dos nossos heróis pela nossa independência, para confundir as investigações, as provas das iniquidades e da covardia. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (241)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca