Publicidade

Publicidade
Brasil
03/12/2008 - 08h31

Dantas despreza instituições e é egocêntrico, diz juiz

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O banqueiro Daniel Dantas tem uma personalidade desajustada. Cultiva uma individualidade ímpar e irracional. É egocêntrico. Despreza as instituições públicas e lança mão do terrorismo midiático para alcançar seus objetivos.

Em resumo, essa é a descrição feita pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis na sentença proferida ontem, em que condenou o banqueiro a dez anos de prisão e ao pagamento de multa (R$ 1,4 milhão) e de reparação por danos à sociedade (R$ 12 milhões) por ter tentado subornar um policial para ser excluído de um inquérito.

O magistrado traça o perfil do banqueiro para explicar que a personalidade do réu agravou a sentença dele.

"Existem outras circunstâncias judiciais que lhe são desfavoráveis, a saber: a culpabilidade, circunstâncias e conseqüências do crime, conduta social e personalidade."

Segundo De Sanctis, o banqueiro não pára: "Insiste, alardeia, ilude e intimida, e mais, desvia o foco --ações típicas de alguém que deseja a qualquer custo encerrar a presente ação policial com a destruição da Operação Satiagraha".

Para atingir seu objetivo, continua De Sanctis, o banqueiro segue a "cartilha do vale-tudo". "Usa de terrorismo midiático" para causar infundado pânico social.

Ao longo do processo, diz o magistrado, Dantas "mostrou-se de uma individualidade ímpar e irracional, egocêntrico, que se desvincula facilmente dos parâmetros sociais para satisfação de seu interesse em ver terminada uma determinada operação da Polícia Federal [Satiagraha], mediante oferecimento e pagamento de dinheiro a autoridades".

E o banqueiro não hesita, prossegue o juiz.

"[Dantas] Acredita no dinheiro [...] como algo determinante de suas ações ou omissões, bem como de todas as pessoas que passam por seu caminho. [...] Parafraseando Friedrich Nietzsche [que disse: "Torna-te aquilo que és'], tornou-se aquilo que verdadeiramente é. Revela-se, pois, de personalidade desajustada."

Comentários dos leitores
Alessandro Oliveira (13) 14/12/2009 22h29
Alessandro Oliveira (13) 14/12/2009 22h29
Belissíma maneira de calar o Dr. Protógenes, hein??? sem opinião
avalie fechar
Manoel Ferreira Jr (35) 08/12/2009 18h11
Manoel Ferreira Jr (35) 08/12/2009 18h11
Talvez agora, finalmente, o pessoal do Opportunity durma sossegado, certos de que nada lhes aconteca! O STF tem agora a guarda de suas possiveis dores de cabeca. Belo Supremo!!!!!! 1 opinião
avalie fechar
Igor Bevilaqua (765) 08/12/2009 15h57
Igor Bevilaqua (765) 08/12/2009 15h57
Todas as provas da Satiagraha nas mãos do "Eros Grau"...???, agora tudo vai por "água abaixo"..., os bandidos corruptos estão mais fortes do que nunca..., podem voltar aos saques, lavagem e "desvios" sem o menor medo de qualquer incômodo ou retaliação. O (B)brasil é o país e o paraíso dos bandidos sem a menor dúvida. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4929)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca