Paulinho diz que Conselho de Ética fez justiça ao rejeitar sua cassação
colaboração para a Folha Online
O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, afirmou nesta quarta-feira que o Conselho de Ética da Câmara fez "justiça" ao rejeitar o pedido de sua cassação. Segundo o deputado, as suspeitas do seu envolvimento com um esquema de desvio de verbas no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) trata-se de "perseguição política" de quem não gosta dos trabalhadores.
"O Conselho fez justiça porque entendeu que era uma perseguição contra o trabalho que eu tenho feito aqui na Câmara. Está dentro do que era esperado", afirmou à Folha Online.
| 08.jul.2008/Folha Imagem |
![]() |
| Paulinho da Força diz que absolvição no Conselho de Ética da Câmara foi "justiça" |
O parecer, do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que recomendava a cassação de Paulinho, foi rejeitado nesta quarta-feira por 10 votos a 4. O pedetista era acusado de quebrar o decoro parlamentar.
Questionado sobre de quem partiria a perseguição política, Paulinho não citou nomes e disse que com o tempo deixará claro de quem se trata. "Mais para frente eu vou deixando claro de quem parte. São pessoas que não gostam dos trabalhadores", afirmou.
Acusações
Paulinho é suspeito de envolvimento com um esquema de desvio de verbas no BNDES. O deputado também responde a acusações de fraudes na ONG Meu Guri, administrada por sua mulher.
Segundo as investigações realizadas pela Polícia Federal, a ONG recebeu R$ 37,5 mil do conselheiro do banco estatal João Pedro Moura que foi preso sob a acusação de ser um dos principais responsáveis pelo esquema.
A Operação Santa Tereza, conduzida pela PF, desmontou uma quadrilha supostamente formada por empresários, policiais e servidores que desviava recursos do BNDES.
Gravações telefônicas associariam ainda o deputado federal ao esquema de irregularidades.
| Votaram contra a cassação |
|---|
| Fernando Melo (PT-AC) |
| Leonardo Monteiro (PT-MG) |
| Sandes Júnior (PP-GO) |
| Wladimir Costa (PMDB-PA) |
| Efraim Filho (DEM-PB) |
| Dagoberto (PDT-MS) |
| Abelardo Camarinha (PSB-SP) |
| José Carlos Araújo (PR-BA) |
| Marcelo Ortiz (PV-SP) |
| Rômulo Gouveia (PSDB-PB) |
| Votaram pela cassação |
| Paulo Piau (PMDB-MG) |
| Moreira Mendes (PPS-RO) |
| Ruy Pauletti (PSDB-RS) |
| Solange Amaral (DEM-RJ) |
Leia mais
- Entenda o caso que originou o processo no Conselho de Ética contra Paulinho
- Conselho de Ética rejeita parecer que recomendava cassação e livra Paulinho
- STF determina abertura de novo inquérito contra Paulinho da Força Sindical
- Aliados de Paulinho trabalham para absolvê-lo no Conselho de Ética da Câmara
- Em parecer, relator recomenda cassação de Paulinho por quebra de decoro
- Novo inquérito no STF apura desvios na central de Paulinho
Livraria
- Filósofo explica por que a CORRUPÇÃO impede a vida republicana plena
- Cientista traça perfil social e político da CÂMARA em livro
- Frederico Vasconcelos ensina como INVESTIGAR GOVERNOS, empresas e tribunais
Especial


