Publicidade

Publicidade
Brasil
15/12/2008 - 12h16

Pesquisa indica que 47,8% dos brasileiros não conhecem Dilma Rousseff

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que 47,8% dos brasileiros não conhecem ou nunca ouviram falar na ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), apontada como candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa mostra que 50,4% dos entrevistados conhecem ou ouviram falar da ministra e outros 1,9% não souberam responder.

Alan Marques/Folha Imagem
Pesquisa indica que 47,8% dos brasileiros não conhecem a ministra Dilma Rousseff
Pesquisa indica que 47,8% dos brasileiros não conhecem a ministra Dilma Rousseff

Apesar do grande número de brasileiros que não conhecem a ministra, a pesquisa mostra que 43,9% da população poderiam votar ou votariam exclusivamente no candidato apoiado pelo presidente Lula --índice que, segundo o instituto Sensus, é favorável à petista.

"Esses dados não são proibitivos para a candidatura da ministra Dilma. Seriam se a rejeição fosse maior que 40%. Ainda temos um índice muito grande de abstenção entre os indecisos que ainda não escolheram seus candidatos", disse Ricardo Guedes, diretor do instituto Sensus.

A pesquisa mostra que 15,6% dos entrevistados votariam exclusivamente no candidato apoiado pelo presidente Lula, o que, segundo Guedes, se configura no índice líquido de transferência de votos para a ministra pelo presidente. "É uma transferência expressiva, alta. Se for somado ao índice de pessoas que poderiam votar na ministra, esse índice supera os 40%", afirmou.

Na lista espontânea de candidatos à sucessão do presidente Lula (em que o instituto não oferece os nomes dos políticos que estão na disputa), Dilma aparece em quarto lugar, com 1,7% das intenções de voto. O presidente aparece em primeiro, com 20,4% das intenções de voto, seguido pelo governador tucano de São Paulo, José Serra (10,6%), e pelo governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves (4,1%).

Capacidade

Entre os 50,4% de brasileiros que conhecem a ministra, 57,3% consideram Dilma capaz de suceder o presidente Lula na presidência --contra 20,4% que a avaliam como incapaz para o cargo.

Dos entrevistados que têm conhecimento da ministra, 11,7% a consideram capaz, mas antipática, enquanto 15,5% a avaliam como capaz e simpática. O número de indecisos sobre a capacidade de Dilma chega a 22,3%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Comentários dos leitores
Ale Freitas (191) 17/12/2009 12h52
Ale Freitas (191) 17/12/2009 12h52
Caro Cesar...já lhe perguntei algumas vezes e o senhor não me respondeu. QUEM ERA O MINISTRO DA JUSTIÇA DO GEVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, DO PSDB, EM 1998/99? SERÁ QUE ERA O SENHOR RENAM CALHEIROS? NA ÉPOCA ELE PERTENCIA AO BRASIL QUE PRESTAVA OU AO QUE NÃO PRESTAVA? sem opinião
avalie fechar
Antonio Platero (21) 17/12/2009 10h36
Antonio Platero (21) 17/12/2009 10h36
DIREITO DE RESPOSTA AO SENHOR CASSIO TAVARES:
O senhor, grande paladino da justiça (pelo menos a SUA justiça) e portador de comentários torpes, deveria acompanhar isto que o senhor chama de "blog" (o que na verdade é um fórum).
Os dados que divulguei foram em resposta ao senhor Ricardo Costa em seu comentário de n°365, onde dizia que o senhor Francisco Oliveira estava errado em relação à população dos países listados. De forma equivocada, eu o corrigi e disse sim, para que o senhor Costa estudasse mais tal matéria.
É mais do que óbvio que existem países com uma população inferior a marca de 12 milhões de habitantes. Mas é muito mais conveniente alterar a falar de outros membros do fórum com uma visão política diferente da sua.
Enquanto alguns devem tomar lições de Geografia, o senhor poderia tomar lições de ética e Moral, para não dizer de interpretação de texto.
2 opiniões
avalie fechar
MARCELO SPENCER DE PAULA (609) 17/12/2009 10h10
MARCELO SPENCER DE PAULA (609) 17/12/2009 10h10
"A MISCELANEA ESTÁ FEITA, VEJO AQUI NA FOLHA POSTADOS ONDE SE CONFUNDEM CULTURA COM INTELIGENCIA E ESTUDO COM CAPACIDADE - TANTAS INVERDADES!"
É com profundo pesar que chego à triste conclusão de que a maioria dita oposição da facção PT e do rei-Bufão que se auto-rotulam como cultos e impolutos. Guardiões da santa bandeira da Sra. ÉTICA. E acreditam piamente que estão em vias de canonização rumo aos cargos de arcanjos, anjos e querubins.
HAJA AB ERRAÇÃO! Pois ao longo de meu convívio nesse espaço (nem sempre democrático) fui tolo ao pensar que muitos aqui estavam indignados com os assaltos em forma de peculato ante a COISA PÚBLICA.
E sendo nós a dita OPOSIÇÃO, temos o dever de botar a boca no mundo pedindo JUSTIÇA E CADEIA a todos aqueles que lesam o erário para o enriquecimento ilícito.
Pois vivem a nos contemplar com verdadeiras "pérolas e maravilhas" que a corrupção tanto prospera e se alastra com as graças de Lula e seus comparsas.
E toco numa ferida que sempre esteve a minha vista, porém minha ignorância cegava-me e não permitia ver o óbvio axiomático.
Em suma, grande parte dos que aqui postam contra Lula o fazem por mera INVEJA em ver um apedeuta dar um banho de competência no quesito social e até um mister estadista.
Pois não conseguem digerir que seus inúmeros diplomas os tornaram em tolos, ineptos e preconceituosos.
Nunca é tarde pra voltarmos ao primário da vida, onde somos todos iguais inclusive nos excrementos. ( MEU VOTO PRA 2010 É SERRA!)
Spencer
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (16040)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca