Só 8,99% dos prefeitos que tomaram posse ontem são mulheres, diz estudo
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Os prefeitos que tomaram posse ontem em mais de 5.560 municípios são na maioria homens com curso superior completo e idades que variam de 46 a 55 anos. As profissões dos novos prefeitos são bastante diversificadas, de acordo com o estudo realizado pela ONG (organização não-governamental) Transparência Municipal --sob orientação do economista e geógrafo François Bremaeker.
Bremaeker e sua equipe utilizaram dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para elaborar o perfil dos prefeitos cuja gestão começa em janeiro de 2009 e acaba em dezembro de 2012. Pela pesquisa, o grau de escolaridade e a profissão dos administradores variam conforme o tamanho do município.
Dos eleitos e reeleitos, apenas 8,99% são mulheres. Os homens, na sua maioria, com 91,01% vão administrar as prefeituras do país. Deste total, 37%,21 têm idades de 46 a 55 anos, enquanto 32,36% estão na faixa dos 36 a 45 anos. Os demais percentuais têm pouca diferença entre si.
Somente 3,27% dos prefeitos eleitos e reeleitos têm de 66 a 75 anos, mas o menor percentual está na faixa dos jovens com menos de 25 anos e dos idosos com mais de 76 anos. Estes dois últimos grupos somados não atingem 1%.
Profissões
Pelo menos 9,24% dos prefeitos eleitos e reeleitos não completaram o ensino fundamental. Mas, pela pesquisa da Transparência Municipal, 43,95% dos administradores municipais têm curso superior completo, enquanto 26,32% já concluíram o ensino médio e 7,26% o fundamental.
Segundo o estudo da ONG, quanto maior o município, a tendência é de o grau de escolaridade dos prefeitos é de aumentar.
Para identificar as profissões dos prefeitos, os pesquisadores utilizaram 120 ocupações diferentes, mas para efeitos de pesquisa foram aplicadas penas 13.
Nos maiores municípios, o predomínio, segundo a pesquisa, é de os prefeitos terem profissões liberais, como administradores, advogados, engenheiros e médicos. Nos municípios de porte médio, surgem na sua maioria os comerciantes e empresários. Já nos menores, aparecem os agricultores, pecuaristas e funcionários públicos.
Dos eleitos e reeleitos, 24,27% se apresentam simplesmente como prefeitos, outros 8,52% se identificam como empresários, enquanto 8% dos administradores afirmam ser comerciantes e 7,55% agricultores. As demais profissões têm percentuais próximos.
Partidos
Como ocorre na Câmara e no Senado, o PMDB é o maior partido também na eleição dos prefeitos independentemente do tamanho do município. Pela pesquisa da Transparência Municipal, os peemedebistas elegeram 21,57%. Segundo o estudo, nove legendas, entre elas o PMDB, foram responsáveis pela eleição de 5.058 prefeitos.
Os tucanos fizeram 14,13% das prefeituras, os petistas vieram em seguida, obtendo vitória em 10,07%, o PP ficou com 9,96%, o DEM com 9%, o PTB com 7,46%, o PR com 6,90%, o PDT com 6,26% e o PSB com 5,6%.
Os demais 14 partidos, de acordo com a pesquisa da Transparência Municipal, elegeram 9,13% do total de prefeitos, obtendo vitória em 503 municípios.
Leia o que foi publicado sobre a posse de prefeitos
- Kassab fala em crise, mas terá o maior nº de secretários entre as capitais do país
- Prefeito do Rio anuncia corte de pelo menos 30% dos salários dos cargos de confiança
- Padre Roque vence eleição na Câmara e assume prefeitura de Londrina como interino
Outras notícias de política
- Pressionado, Lula terá de acomodar petistas sem emprego após eleições
- Rodrigues é reeleito presidente da Câmara Municipal de SP
- PF investiga manipulação na promoção de juízes no ES
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre eleições no Congresso
- Outras matérias sobre as eleições de 2010
- Leia cobertura completa sobre as eleições 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar