Publicidade

Publicidade
Brasil
07/01/2009 - 17h07

Lupi rebate Aldo e defende Temer para a presidência da Câmara

Publicidade

RENATA GIRALDI
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) reiterou nesta quarta-feira que o PDT deverá fechar apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. Para o ministro, a participação do PDT no "bloquinho" de esquerda não representa a garantia de apoio incondicional à candidatura deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que também disputa o comando da Casa.

Para Aldo, a interpretação é outra: o PDT iria apoiá-lo e Lupi negociou a troca por Temer. Ontem, o deputado criticou Lupi e Temer. "Aqueles que imaginam que apoio da cúpula e ministerial resolve eleição, podem se surpreender com o resultado", disse Aldo.

"Essa declaração me surpreende porque ele [Aldo] como dirigente partidário sabe que quando o partido decide todos são obrigados a cumprir com aquilo. Nós fazemos parcerias e discutimos com a base para decidirmos conjuntamente, mas no voto vamos ver o que vai acontecer", afirmou Lupi.

Nos últimos dias, Lupi se reuniu com Temer e assegurou que o PDT deverá abandonar o bloco das esquerdas --que reúne PDT, PSB, PC do B, PMN e outros partidos-- e ficar ao lado do peemedebista na disputa pela presidência da Câmara. A decisão oficial do PDT deve ocorrer no dia 21 quando a bancada se reúne em Brasília.

Porém, o ministro rechaçou qualquer interpretação de troca de posição de seu partido. "Como vamos abandonar o que nunca apoiamos? Nós não declaramos apoio a ninguém. O Aldo foi candidato em outra eleição e apoiamos. Nessa [eleição] ele foi o último a se apresentar", disse Lupi.

Segundo Lupi, o melhor nome para comandar a Câmara é o de Temer. "Cada momento é um momento. Na minha opinião, o melhor para o país é a candidatura do Michel Temer porque ele é preparado e pertence ao maior partido [PMDB]. Queremos apoiar o Temer na Câmara e o Tião [Viana, do PT do Acre] no Senado. Com isso fica o PMDB na Câmara e o PT no Senado e o melhor para o país", afirmou.

A opinião do ministro é a mesma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente José Alencar. Mas no Senado os acordos políticos não chegam a um consenso em torno das candidaturas. O PT não abre mão de Tião, enquanto o PMDB já lançou oficialmente o nome do atual presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que tenta a reeleição.

Comentários dos leitores
Freddy Grandke (228) 26/11/2009 13h56
Freddy Grandke (228) 26/11/2009 13h56
QUE FALTA DE RESPEITO PARA COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. sem opinião
avalie fechar
Manoel Frederico (3) 24/11/2009 09h06
Manoel Frederico (3) 24/11/2009 09h06
È mais um deputado que devia ser cassado. Quem sabe um dia nosso povo toma vergonha na cara e não elege mais estas porqueras. sem opinião
avalie fechar
geraldo costa pereira (1) 04/11/2009 16h43
geraldo costa pereira (1) 04/11/2009 16h43
Expedito junior compra vota, Azeredo investigado,o lider deles no senado gasta mais de 1 milhao com bale do amigo(palavra dele na tribuna) e com a saude da mamae.O partido ativo...... O eleitor burro...... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1873)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca