Brasil
08/01/2009 - 20h41

TRE do Rio mantém anulação das eleições em Guapimirim

Publicidade

da Folha Online

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro manteve nesta quinta-feira o indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito de Guapimirim (RJ), Renato Costa Mello Junior (PTC), o Junior do Posto.

Com a decisão, unânime, a liminar concedida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que permitiu a posse de Junior do Posto perderá a validade a partir da próxima segunda-feira (12), quando será publicada o entendimento do tribunal regional.

Se Junior do Posto não conseguir uma nova liminar no TSE suspendendo a decisão do tribunal regional, o presidente da Câmara de Guapimirim é quem assumirá a prefeitura até a realização de novas eleições.

No decisão de hoje, o TRE anulou os 13.735 votos que Junior do Posto recebeu. O tribunal entendeu que não houve omissão no acórdão que determinou que a eleição perdeu a legitimidade porque Junior do Posto substituiu o tio, Nelson do Posto (PTC), a menos de um dia da votação. Com isso, não houve tempo para informar a população sobre a mudança na chapa do PTC.

"Temos que zelar pela transparência do processo eleitoral. Esta substituição viola a carta constitucional e a lisura das eleições", afirmou o juiz Luiz Márcio Pereira por meio de nota.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca