Brasil
13/01/2009 - 18h43

Garibaldi busca apoio de Renan para se manter na disputa pela presidência do Senado

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
colaboração para a Folha Online, em Brasília

Incomodado com a movimentação da cúpula do PMDB para viabilizar a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) ao comando do Senado, o atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que busca a reeleição, tentou assegurar nesta terça-feira o apoio do grupo peemedebista ligado ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Garibaldi, que é o nome oficial do PMDB, vê em Renan um importante cabo eleitoral para convencer a bancada a mantê-lo na disputa. Segundo interlocutores do partido, no entanto, o presidente do Senado teria ouvido de Renan que o problema estaria nas incertezas jurídicas que rondam sua participação na corrida.

O problema de Garibaldi estaria na norma do regimento interno que proíbe que um presidente tente a reeleição na mesma legislatura.

Apesar disto, o presidente do Senado afirmar que dispõe de seis pareces jurídicos favoráveis à sua candidatura, argumentando que apenas cumpre um mandato tampão deixado por Renan -- que renunciou ao cargo após ser acusado de utilizar recursos públicos para o pagamento de pensão alimentícia para uma filha que teve fora do casamento.

Garibaldi esbarra no receio de peemedebistas e integrantes de outros partidos que temem que sua eleição seja questionada na Justiça e o Senado venha a ser submetido a mais um escândalo. Com o aval de Renan, ligado ao ex-presidente da República, Garibaldi acredita que poderia reverter a decisão de Sarney que estaria sendo convencido por lideranças do partido e do Palácio do Planalto a lançar seu nome na corrida.

Comentários dos leitores
rogerio domingues (1) 10/07/2009 12h41
rogerio domingues (1) 10/07/2009 12h41
muito estranho, O Sr. Renan está em todas e o
Sr. Sarney não sabe de nada, muito estranho
sem opinião
avalie fechar
Ladislau Leite de Oliveira (25) 09/07/2009 20h01
Ladislau Leite de Oliveira (25) 09/07/2009 20h01
Tudo que político nega é verdade.. sem opinião
avalie fechar
Nivaldo Lacerda (9) 09/07/2009 13h45
Nivaldo Lacerda (9) 09/07/2009 13h45
Me lembro quando a nova contituinte foi preomulgada o extinto deputado Ulisses Guimaraes declarou pouco antes de decreta-la, " Da ditadura tenho nojo ". Foi um momento muito importante, mas hoje quando olho as intituicoes brasileiros sinto o mesmo NOJO que sentia da ditadura.
AI me pergunto, qual e a solucao para um cidadao, tentar salvar o seu e simplesmente tirar proveito proprio das coisas, ou lutar para mudar as coisas mesmo sabendo que as frustacoes sao enormes.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1670)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca