Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2009 - 16h32

Itália voltará a pedir revisão sobre refúgio político concedido a Battisti, diz ministro

Publicidade

da Ansa, em Praga

O ministro da Justiça italiano, Angelino Alfano, declarou nesta sexta-feira que a Itália pedirá novamente que o Brasil reveja a decisão de dar refúgio político ao ex-militante de extrema-esquerda Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua.

"Nos primeiros dias da próxima semana, apresentaremos a nossa solicitação de revisão ao governo brasileiro, porque não consideramos justa esta decisão e acreditamos que o Brasil deva levar em conta que a Justiça italiana diz que [Battisti] é um assassino", declarou Alfano, em Praga, onde participa de uma reunião informal dos ministros da Justiça da União Europeia.

Alfano acredita que tratar Battisti como um refugiado político "é uma grave ofensa à Itália e um grave gesto de desconfiança em relação ao sistema judiciário [italiano], pois os homicídios de Battisti não têm nada de político".

Nesta semana, o ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro, concedeu status de refugiado político ao escritor e ex-ativista Cesare Battisti, condenado na Itália em 1993 à prisão perpétua por quatro assassinatos, que teriam sido cometidos na década de 1970, quando liderava o grupo de extrema-esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

O ministro brasileiro argumenta que sua decisão foi baseada na "existência fundada de um temor de perseguição"contra Battisti, que alega inocência. Com a medida, Battisti ganha o direito de morar e trabalhar no Brasil, e não pode ser extraditado, como pede a Justiça italiana.

Comentários dos leitores
Heitor Bonfim (19) 10/12/2009 16h21
Heitor Bonfim (19) 10/12/2009 16h21
O Gabeira escondia este terrorista, agora Lula não sabe o que fazer com ele. Lula não sabe o que fazer com um assassino sangüinario nas mãos. Gabeira soube.
Que coisa, quando não escondem dólares na cueca, os políticos escondem terroristas sangüinários.
O povo que se dane, o cidadão que se dane, malditos!
1 opinião
avalie fechar
claudia kabus (266) 20/11/2009 19h48
claudia kabus (266) 20/11/2009 19h48
para quem não acredita em simples coincidências, é bom anotar nome do partido do terrorista em questão: PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). 6 opiniões
avalie fechar
Disse Thomas Hobbes me Leviatã, obra primorosa da sua lvara: "A ausência de ciência, em outras palavras, a ignorância das causas, predispõe, ou melhor, obriga os homens a confiar na opinião e autoridade alheia. Todos os homens preocupados com a verdade,se não confiarem em sua própria opinião, deverão confiar na de alguma outra pessoa, a quem considerem mais sábia que eles próprios, e não considerem provável que queira enganá-los".
Alguém aplicou um engôdo no presidente para justificar o refúgio concedido ao honorável cidaão Italiano Cesare Battisti no Brasil.
Quem terido sido?
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (780)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página