Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2003 - 17h26

Texto da reforma tributária é constitucional, diz Ives Gandra

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O jurista Ives Gandra afirmou hoje que todos os dispositivos da reforma tributária que tratam do ICMS não ferem a Constituição federal.

Ele elogiou a unificação da legislação do imposto que passará a ser nacional e não regional segundo proposta do governo.

"Nós regionalizamos um imposto de vocação nacional. Isto, ao longo dos anos, vem causando o acumulo de ações no Supremo Tribunal Federal", disse Gandra.

Gandra afirmou, porém, que poderão haver inconstitucionalidades indiretas na progressividade (que faz quem ganha mais pagar mais e vice-versa) da cobrança de alguns tributos como o Imposto de Renda, o ITR (Imposto Territorial Rural), o imposto sobre grandes fortunas e a tributação de heranças e doações.

Segundo ele, a proposta da reforma multiplica o principio da progressividade que está em queda no mundo interno. "Nós corremos o risco de termos a capacidade contributiva comprometida", disse.

As declarações do jurista foram feitas durante debate sobre reforma tributária na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, onde a proposta está tramitando.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página