Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2009 - 09h55

Juiz julga improcedente ação contra a Folha

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Justiça julgou improcedente a ação na qual a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) pedia indenização por danos morais da Folha em razão do editorial "Intimidação e má-fé", publicado na Primeira Página em 19 de fevereiro de 2008. Cabe recurso da decisão.

O editorial relatava que bispos da igreja tinham desencadeado "uma campanha movida pelo sectarismo, pela má-fé e por claro intuito de intimidação" contra a Folha e outros jornais após a publicação, em 15 de dezembro de 2007, da reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", de Elvira Lobato --que conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo no ano passado.

Na sua ação, a Iurd alegava que "alguns membros" da igreja ingressaram "voluntariamente" com ações "por se sentirem atingidos pelas ofensas" do jornal. A igreja também acusava a Folha de "demonstrar toda a sua intolerância religiosa" e de utilizar o "poder que possui por meio do jornal" para "propagar falsas informações e ofender ostensivamente a autora" [a Igreja Universal].

Em sua defesa, a Folha argumentou que, com a publicação do editorial, nada mais fez do que cumprir o seu dever de informar. Sustentou ainda que a Constituição brasileira protege e considera inviolável não apenas o direito de informação, mas também o direito de livre expressão do pensamento.

Na sua sentença, o juiz Dimitrios Zarvos Varellis, da 11ª Vara Cível de São Paulo, julgou que "a ação é improcedente", porque "certamente a autora não sofreu dano algum derivado da conduta da requerida".

O magistrado argumentou que "no texto em questão o jornal não ataca a autora, e de modo algum", e não faz "nenhuma referência deselegante à requerente". O juiz sustentou ainda que a Folha "manifestou seu repúdio ao preconceito religioso que, fique bem claro, realmente não existe no editorial".

Diante disso, Varellis condenou a igreja a arcar "com o pagamento das custas e despesas processuais desembolsadas pela requerida, devidamente atualizadas, bem como de honorários advocatícios".

Já foram ajuizadas 107 ações de indenização movidas por adeptos da Universal contra a Folha. Todas as 66 sentenças foram favoráveis ao jornal.

Comentários dos leitores
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Apesar do meu comentário ser atrasado, quero dizer que tais ações de fieis da igreja contra a folha e sua jornalista não passam de mais uma armação da prórpria igreja que tem por costume, manipular e usar os fieis, principalmente obreiros e membros de grupo jovem e outras para beneficio proprio.
Digo porque já fui membro e obreiro e tentaram várias vezes me manipular e por isso que sai.
3 opiniões
avalie fechar
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
Quero aqui expressar o meu descontentamento com alguns da mídia . Já não nos bastavam alguns políticos e outros... Agora vocês também? Querem baixar ao nível deles?!? Vocês agora estão querendo tocar fogo neste país? Querem criar uma "guerra santa"? Ficam alimentando disputa entre emissoras? É isso? Não dividam este país cristão.
Antigamente, eu aceitava tudo que via, lia e ouvia. hoje recebo a notícia, processo, avalio e determino minha opinião. Nunca mais serei massa de manobra de alguns. Viva a democracia e a imprensa imparcial!
10 opiniões
avalie fechar
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Bom dia a todos .
Após ler alguns cometários , tenho dentro de mim dois sentimentos (tristeza e ao mesmo tento ira) , por ver que algumas pessoas ainda não entenderam o que o Senhor "Jesus" veio fazer . Deus amou o mundo tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele Crê não pereça , mas tenha a vida eterna". Mas o evangélho que estou vendo hoje em dia é diferente . Não podemos apresentar O Senhor "Jesus" como um Silvio Santos , que sai por ai distribuindo dinheiro carros , mansões , contas bancárias , em nome de uma fé falsa . Ele não veio para dar riquezas materias ao homem , se sim para transformar vidas , tirar o homem da sargeta , das drogas , dos vícios , tirar a mulher da prostituição , da angústia , e lhe dar uma esperança , um lar uma família . Ele veio dar a sua vida pelo pecador , ele veio para perdoar ,e nos dar a vida eterna . Ele falou que bem aventurado são os pobres , porque deles é o reino de Deus , e que dificilmente um rico entrará no céu , pois seus corações estão firmados na riquezas e prazeres desta terra . Vemos que um jovem rico se aproximou dele e perguntou :"Bom mestre , que farei para herdar a vida eterna? " . E qual foi a respota do Senhor "Jesus" ? VENDE TUDO O QUE TEM , REPARTE ENTRE OS POBRES , E TERÁ UM TESOURO NO CÉU . Então aquele jovem rico se intristeceu e se retirou m pois era muito rico . Veja , este Jesus , que ama os pobres , que não dá riquezas para ninguém , ESTE JESUS NINGUÉM QUER . Quantos estão enganados
63 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (621)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página