Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2009 - 17h41

PSOL quer entrar com ação contra dono de castelo por quebra de decoro parlamentar

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PSOL estuda ingressar com representação contra o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) por quebra de decoro parlamentar após as denúncias de que o parlamentar não declarou à Justiça Eleitoral um castelo, no interior de Minas, estimado em US$ 25 milhões. O partido defende que o parlamentar deixa a Corregedoria da Câmara, uma vez que o órgão tem como objetivo investigar a conduta dos parlamentares.

Divulgação
Site do Castelo Monalisa saiu do ar após polêmica com novo corregedor da Câmara
Site do Castelo Monalisa saiu do ar após polêmica com novo corregedor da Câmara

Para deputados do PSOL, Moreira não pode comandar um órgão que investiga o decoro dos parlamentares se está envolvido em uma série de denúncias. Em nota divulgada nesta sexta-feira, o partido afirma que está "buscando informações e dados" que esclareçam as supostas irregularidades contra Moreira. Caso o partido confirme as denúncias, vai ingressar com representação por quebra de decoro contra o parlamentar.

O PSOL defende que a Corregedoria torne um órgão independente da Mesa Diretora da Câmara. No modelo atual, o deputado eleito para a segunda vice-presidência da Casa se torna automaticamente o corregedor da Câmara --o que ocorreu com Moreira.

Deputados do partido ficaram irritados com as declarações de Moreira contrárias ao julgamento dos parlamentares pelo Conselho de Ética da Casa. O corregedor defende que, ao invés de serem julgados pelo conselho, os processos contra deputados devem ir direto para análise da Justiça.

"Diante disso, o PSOL defende a desvinculação total da função de corregedor da Câmara dos Deputados, tirando essa atribuição da segunda vice-presidência, e eleição através de voto aberto pelos parlamentares. Para a bancada do PSOL, o critério para postulação do corregedor deve-se primar pela moralidade pública reconhecida e notória independência, e não pela proporcionalidade partidária", argumenta o PSOL na nota.

O partido também defende a criação de uma vice-corregedoria que ajudaria o corregedor a apurar denúncias contra os parlamentares. "Até o Edmar vai apoiar isso, pois já declarou que não conseguiria, como corregedor, corrigir nada, portador que é do vício insanável da amizade", disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Projeto

Além de ser acusado de não declarar à Justiça Eleitoral a posse do castelo, Moreira teria se apropriado ilegalmente de contribuições do INSS feitas por empregados da sua empresa de vigilância, em Minas. O corregedor nega as acusações ao afirmar que já quitou a dívida com a Previdência. Moreira também sustenta que o castelo está no nome dos seus filhos, por isso não declarou o imóvel à Justiça Eleitoral.

Em meio às denúncias, o plenário da Câmara deve votar na próxima terça-feira projeto de resolução que prevê mudanças na estrutura da Corregedoria da Casa.

A Folha Online apurou que o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), busca o apoio dos líderes partidários para apressar a votação da matéria. O peemedebista quer desvincular a instituição das denúncias contra Moreira

O projeto prevê que a Câmara adote o modelo já seguido pelo Senado, no qual a corregedoria é um órgão autônomo, desvinculado da Mesa Diretora da Casa. Na Câmara, atualmente, o segundo vice-presidente da Casa assume automaticamente a corregedoria ao ser eleito para o cargo junto com os demais integrantes da Mesa.

O corregedor tem o poder de manter a ordem e o decoro na Casa, assim como opinar sobre as representações contra os deputados.

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Caro Bob,
Nós que somos mais esclarecidos e menos ignorantes não temos tempo de ir as ruas, pois na maioria, temos filhos, contas e geralmente muito trabalho. Deveria ser o trabalho da polícia prender ladrões...
4 opiniões
avalie fechar
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
e por que ainda não estamos nas ruas nos manifestando contra estas palhaçadas ? 1 opinião
avalie fechar
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Conselho de Ética? Foro privilegiado. Deputados que se lixam para a população? Desvios pantagruelescos? Pessoas comuns ou distintas da população? Poder pelo poder. PETRALHAS (PT) X DEMÕNIOS (DEM) ? Tabaréus maranhenses no poder há tanto tempo? Ladrãoes e velhacos nas assembleias e senado? Ministério Público iseto e equilibrado? Gente impoluta e proba? Amor ao mundo material e as sus benesses é a gira da ciranda. Ô país sem E D U C A Ç Â O, sem amor-próprio, sem idéias. Se tivesse lei obrigando a parentaiada dos mangagões da Pátria ser obrigada a estudar em ESCOLAS PÚBLICAS e sen atendida pelo SUS, talvez surgisse uma luzinha no fim do túnel. Mas não. EU "tou me lixando pouco para o "povo", quero o poder pelo poder, vou levantar a bandeira da moralidade, nos meus comícios o tripé da campanha será: SAÙDE, EDUCAÇÂO, SEGURANÇA. Alguém já ouviu outra coisa? Se sim, avisem-me. Ô país de BRUZUNDANGA! Filhos da pátrisa, A C O R D E M!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (574)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página