Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2009 - 12h41

Mesmo após renúncia a cargo, PSOL estuda ação contra deputado dono de castelo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Depois de se afastar da Mesa Diretora da Câmara, o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) corre agora o risco de enfrentar um processo por quebra de decoro parlamentar na Casa Legislativa. O PSOL estuda ingressar com representação contra o deputado porque avalia que o seu afastamento da Corregedoria da Câmara e da segunda-vice-presidência da Casa são insuficientes para mantê-lo como parlamentar --uma vez que é suspeito de uma série de irregularidades.

Moreira é acusado de não declarar à Justiça Eleitoral um castelo estimado em R$ 25 milhões. Além disso, o parlamentar é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por apropriação ilegal de contribuições ao INSS feitas por seus empregados.

Os deputados do PSOL vão se reunir nesta terça-feira para definir se vão ingressar com a representação contra Moreira. Antes de encaminhar o pedido à Mesa Diretora da Casa, o partido vai esperar uma posição do DEM a respeito da situação do parlamentar.

"Acho que o DEM pode até entrar com esse pedido [de representação] porque decidiu afastar o deputado dos seus quadros. Se ele faltou com a ética e está envolvido em ações de corrupção, o próprio DEM deveria tomar essa providência", disse o líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), à Folha Online.

O PSOL também quer reunir provas concretas contra Moreira antes de ingressar com a representação porque teme que o caso seja arquivado antes mesmo de chegar ao Conselho de Ética da Câmara. "O PSOL tem disposição de entrar com a representação, mas não queremos um atestado de idoneidade que vem sendo dado pela comissão de ética aos deputados. Temos que discutir que provas substantivas possuímos", disse Valente.

Corregedoria

A bancada do PSOL também cobra a votação do projeto de resolução que modifica as regras para as eleições do corregedor da Câmara. No modelo atual, o segundo-vice-presidente da Casa eleito em plenário assume a Corregedoria automaticamente. Pelo projeto do PSOL, o corregedor passa a ser eleito em votação aberta pelos 513 deputados.

"O mais importante é colocar o nosso projeto em votação antes da escolha do novo corregedor, o que deve ocorrer esta semana. Queremos que a escolha já aconteça no mesmo modelo", disse.

A disposição do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), é eleger o novo corregedor ainda esta semana. O indicado deverá ser o deputado Vic Pires (DEM-PA), que chegou a disputar o cargo com Moreira na semana passada, mas acabou derrotado pelo colega de partido --que foi eleito com o apoio de 283 deputados.

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Caro Bob,
Nós que somos mais esclarecidos e menos ignorantes não temos tempo de ir as ruas, pois na maioria, temos filhos, contas e geralmente muito trabalho. Deveria ser o trabalho da polícia prender ladrões...
4 opiniões
avalie fechar
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
e por que ainda não estamos nas ruas nos manifestando contra estas palhaçadas ? 1 opinião
avalie fechar
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Conselho de Ética? Foro privilegiado. Deputados que se lixam para a população? Desvios pantagruelescos? Pessoas comuns ou distintas da população? Poder pelo poder. PETRALHAS (PT) X DEMÕNIOS (DEM) ? Tabaréus maranhenses no poder há tanto tempo? Ladrãoes e velhacos nas assembleias e senado? Ministério Público iseto e equilibrado? Gente impoluta e proba? Amor ao mundo material e as sus benesses é a gira da ciranda. Ô país sem E D U C A Ç Â O, sem amor-próprio, sem idéias. Se tivesse lei obrigando a parentaiada dos mangagões da Pátria ser obrigada a estudar em ESCOLAS PÚBLICAS e sen atendida pelo SUS, talvez surgisse uma luzinha no fim do túnel. Mas não. EU "tou me lixando pouco para o "povo", quero o poder pelo poder, vou levantar a bandeira da moralidade, nos meus comícios o tripé da campanha será: SAÙDE, EDUCAÇÂO, SEGURANÇA. Alguém já ouviu outra coisa? Se sim, avisem-me. Ô país de BRUZUNDANGA! Filhos da pátrisa, A C O R D E M!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (574)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página