Publicidade

Publicidade
Brasil
27/02/2009 - 10h37

Dom Orani João Tempesta é o novo arcebispo do Rio de Janeiro

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 nomeou nesta sexta-feira d. Orani João Tempesta como novo arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, transferindo-o da arquidiocese de Belém, no Pará, onde estava desde dezembro de 2004.

Divulgação
Dom Orani João Tempesta é o novo arcebispo do Rio de Janeiro
Dom Orani João Tempesta é o novo arcebispo do Rio de Janeiro

Dom Orani vai suceder o cardeal d. Eusébio Oscar Scheid, 76, que renunciou ao governo da arquidiocese do Rio. Dom Eusébio deixou a arquidiocese em cumprimento ao Código de Direito Canônico, que prescreve que o bispo deve renunciar ao completar 75 anos.

Dom Orani, que pertence à Ordem Cisterciense, nasceu em 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo (SP), e foi ordenado padre em 1974 e bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997. Sete anos depois, em 2004, foi transferido para a arquidiocese de Belém.

Atual vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) --Pará e Amapá--, d. Orani é presidente, pela segunda vez consecutiva, da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da entidade.

Ele também é membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB. No Rio de Janeiro, d. Orani contará com a colaboração de seis bispos auxiliares, entre os quais o secretário geral da CNBB, d. Dimas Lara Barbosa.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca