Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 02h39

Veja repercussão da morte de Roberto Marinho

Publicidade
da Folha de S.Paulo
da Folha Online

"A morte do doutor Roberto [Marinho] é como se tivesse perdido um pai. Raras pessoas no mundo conseguiram realizar todos os sonhos, ter tanta competência para contornar todos os problemas. Ele começou a criar a TV Globo aos 60 anos."
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente das Organizações Globo

"Roberto Marinho entra na história com o peso de ter feito, em todas as frentes da comunicação, uma obra importantíssima. Foi uma grande figura. Vai ser difícil encontrar outro".
Roberto Civita, presidente do Grupo Abril

"Roberto Marinho foi o empresário do setor de comunicações que maior sucesso alcançou. Sua trajetória de êxito ficará registrada na história da comunicação brasileira."
João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes

"Recebi com surpresa e tristeza a notícia da morte de Roberto Marinho, de quem fui amigo e a quem o jornalismo deve muito. Nos momentos difíceis do Brasil nunca faltou a ele realismo e solidariedade ao país. Transmito meus sentimentos à dona Lili de Carvalho Marinho e a todos os seus familiares".
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

"Participo desse momento de dor, de tristeza e de perda".
José Genoino, presidente nacional do PT

"O jornalista Roberto Marinho foi um grande brasileiro, um homem fiel aos seus princípios. Foi um homem de trabalho, que começou cedo, que ergueu um grupo de comunicação que é referência em todo o mundo. Fica esse exemplo de fé, que apostou no Brasil, um homem de trabalho."
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo (PSDB)

"Roberto Marinho foi um homem de visão que colocou a TV brasileira no panorama internacional".
Marta Suplicy, prefeita de São Paulo (PT)

"O Brasil perde um de seus filhos ilustres. O jornalista Roberto Marinho sempre foi um homem determinado e defendeu como ninguém as suas idéias. As Organizações Globo, com reconhecimento internacional, são orgulho para todo o país e exemplo de qualidade e competência. A História da imprensa brasileira se confunde com a trajetória de vida do jornalista Roberto Marinho. Ele nos deixa a lição de um emprendedor vitorioso."
Rosinha Matheus, governadora do Rio de Janeiro

"A morte de Roberto Marinho foi uma perda para o Brasil."
Michel Temer, presidente nacional do PMDB

"Apesar de alguns aspectos polêmicos na vida do senhor Roberto Marinho, é inegável que a Globo teve e tem papel de destaque, como nenhum outro instrumento de comunicação no Brasil, na formação da cultura brasileira e na própria consolidação da unidade nacional".

Luiz Gushiken, ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica

"Ele se tornou responsável pela construção da maior obra de comunicação e difusão cultural do Brasil. O Brasil é um país continental que se beneficiou muito do sistema Globo de comunicação, pelo seu caráter de integração e pela difusão que faz do nosso país no exterior. O doutor Roberto Marinho foi fundamental na construção da democracia brasileira e no fortalecimento da estabilidade das instituições democráticas do Brasil. O Brasil deve muito a ele."
Antonio Palocci, ministro da Fazenda

"Um profissional que pela tenacidade, inteligência e capacidade inventiva deixou sua marca profissional no jornalismo e na indústria cultural do país."
Jorge Bornhausen, presidente nacional do PFL

"Roberto Marinho foi um homem de coração muito grande, de amor muito largo. Eu posso dizer sem medo: nós nos amávamos".
Antonio Carlos Magalhães, senador (PFL-BA)

"Ele sempre foi um exemplo de trabalho. Sempre pautei minha vida no trabalho dele, em sua abnegação."
Cid Moreira, apresentador

"Lamento muito. Tinha grande admiração por sua competência e liderança. Era um homem de extraordinária iniciativa."
Manoel Carlos, autor da Globo

"Ele foi um exemplo de vida, de jornalista, de empresário e de patrão. Sempre me senti muito à vontade para trabalhar, sem medo de sofrer nenhum tipo de censura. Sua morte soa muito mais dolorida para nós que trabalhávamos na Globo. Seu mérito sempre foi saber escolher as pessoas e delegar poder. Por isso a Globo se tornou a potência que é."
Benedito Ruy Barbosa, autor da Globo

"Acredito que seja uma perda para o Brasil. Era o homem que mais investia na produção cultural nacional, goste ou não de suas novelas".
Lima Duarte, ator

"Comandou uma grande rede de comunicações com justiça e de modo democrático. Nunca perseguiu ninguém e sempre foi pela liberdade de expressão".
Eva Wilma, atriz

"Aos 60 e poucos anos ele criou uma rede como a Globo, que sempre se diferenciou pela teledramaturgia e pelo jornalismo. Como um homem que dedicou sua vida às comunicações e veio do jornalismo impresso, ele sacou a importância do jornalismo na televisão antes do que as outras emissoras de sua época, como a Tupi e a Excelsior."
Serginho Groisman, apresentador da Globo

"É uma história de competência, de realização. Teve uma vida absolutamente plena de frutos e construiu uma história. Por isso, faz parte da história do Brasil".
Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Bandeirantes

"Ele era como uma entidade pra gente, um ser superior a tudo. É estranho receber essa notícia, pois era como se fosse da família. As pessoas perguntam, comentam sobre isso, como se fosse um familiar. Eu sinto muito."
Vera Holtz, atriz

"Era um empreendedor fantástico, um homem corajoso que, aos 60 anos de idade, acreditou num sonho impossível. Por isso, aos 98 anos, ainda era um jovem".
J.B. de Oliveira, Boninho, diretor da TV Globo

"Quando gostava de um funcionário, ninguém "tascava" com ele. Essas pessoas vão sentir falta dele. Ele foi um homem que construiu um império e eu o respeito por isso".
Ziraldo, cartunista e escritor

"Ele foi um homem importante para a mídia brasileira, construiu um complexo de informação midiática. Do ponto de vista político, tenho minhas dúvidas se fez bem para o Brasil. O tempo vai dizer isso, vai dizer qual foi o efeito sobre a cultura, a qualidade na divulgação de informação".
Luiz Gonzaga Beluzzo, economista

Leia mais
  • Roberto Marinho morre aos 98 anos no Rio
  • Saiba mais sobre Roberto Marinho, fundador da Globo
  • Leia nota divulgada pela família de Roberto Marinho

    Especial
  • Veja especial sobre o jornalista Roberto Marinho
  • Veja fotos do jornalista Roberto Marinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página