Publicidade

Publicidade
Brasil
02/04/2009 - 17h02

Tasso nega irregularidade e diz que onda de denuncismo no Senado está insustentável

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) subiu à tribuna do Senado nesta quinta-feira para explicar o uso de parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos que são pagos com recursos da Casa.

Tasso disse que a prática é legal, pois o Senado possui uma resolução que permite a utilização de recursos da verba para gastos com transportes, o que incluiria fretamentos.

"Quando há necessidade de fazer fretamentos em função de eu não utilizar uma cota de passagens de viagens que todos nós, não somente senadores, mas da Câmara, nós temos direito a esse tipo de cota de viagem. As cotas são utilizadas por mim mesmo, para fretar aviões em caso de viagens mais difíceis de serem feitas. Uma média de quase uma por ano nesses seis anos de mandato", afirmou.

Reportagem da Folha publicada nesta quinta-feira afirma que o ato da direção da Casa que regula o benefício não permite esse tipo de procedimento, mas o tucano diz ter obtido autorização especial para fazer as suas viagens.

"Apenas utilizei a burocracia normal, pública, transparente, fazendo ofícios a diretor-geral, perguntando e colocando que a minha cota de viagem naquele mês fosse pago à empresa TAM para fretamento de viagens. Fiz com toda a clareza e toda a transparência, utilizando dentro da minha cota de viagens não utilizadas. Nunca usei um tostão sequer acima da minha cota de viagens, pelo contrário", afirmou.

Tasso criticou ainda a onda de denúncias contra o Senado e disse que não dá lucro ser senador. "Eu, homem público, honesto, branco de olhos azuis, não sou responsável por essa crise causada no Senado. Vontade dá de ir para casa porque isso aqui está ficando insustentável. Isso aqui não dá lucro, não. Isso aqui dá prejuízo. Se faço é porque é um trabalho que me orgulho de fazer, e farei a vida inteira", disse.

A declaração de Tasso ironiza declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que a crise financeira mundial tinha sido provocada por gente branca e de olho azul.

Denúncias em série

A disputa entre PT e PMDB no Senado trouxe à tona uma série de irregularidades na Casa. Os dois partidos entraram em disputa após a vitória de José Sarney (PMDB-AP) sobre Tião Viana (PT-AC) na eleição para a presidência do Senado.

Dois diretores do Senado deixaram seus cargos após as denúncias. Agaciel Maia deixou a diretoria-geral do Senado após a Folha revelar que ele não registrou em cartório uma casa avaliada em R$ 5 milhões.

José Carlos Zoghbi deixou a Diretoria de Recursos Humanos do Senado depois de ser acusado de ceder um apartamento funcional para parentes que não trabalhavam no Congresso.

Reportagem da Folha mostrou ainda que mais de 3.000 funcionários da Casa receberam horas extras durante o recesso parlamentar de janeiro. O Ministério Público Federal cobrou explicações da Casa sobre o pagamento das horas extras trabalhadas no recesso.

A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, é acusada de usar em março parte da cota de passagens do Senado para custear a viagem de sete parentes, amigos e empresários do Maranhão para Brasília. Por meio de sua assessoria, a senadora disse que nenhum dos integrantes da lista de supostos beneficiados com as passagens viajou às custas do Senado.

No lado oposto, veio à tona a informação que Viana cedeu o aparelho celular pago pelo Senado para sua filha usar em viagem de férias ao México.

Comentários dos leitores
Carlos Gonçalves (418) 30/11/2009 19h38
Carlos Gonçalves (418) 30/11/2009 19h38
Se forem reduzidos os ganhos destes senhores, dificilmente ele irão procurar um médico, mas enquanto o Estado está pagando, pelo que usurpa do povo, eles pegarão até jumbo para os EUA se tratar. Com o dinheiro alheio, não se faz pechincha. Viu a fundação sarney, foi só a petrobrás tirar os recursos dela, coitadinha, teve de fechar. Ver-se, portanto, que o interesse era só o dinheiro do povo. sem opinião
avalie fechar
Domingos Aparecido (141) 29/11/2009 11h59
Domingos Aparecido (141) 29/11/2009 11h59
PREVISÕES PARA 2010
O famoso guru Chibóca, divulgou suas previsões para 2010.
NO ESPORTE:
*** O Brasil vai ser Exacampeão de futebol;
*** Kaká vai ser eleito o melhor jogador do mundo:
*** O Corinthians vai ser Campeão Mundial Interclubes.
NA POLÍTICA:
*** Uma mulher vai ser presidente do Brasil;
*** Vai aparecer tantos escândalos que esse do Arruda é coisa miúda;
*** 70% dos atuais políticos serão reeleitos.
NA SAÚDE:
*** A DENGUE vem com tudo, vai faltar dinheiro e o PSDB e DEMo vão se lamentar por ter feito campanha contra a CPMF o único imposto INSONEGÁVEL;
*** Os hospitais públicos vão continuar com gente nas macas e nos corredores.
TRIBUTÁRIO:
*** Vai aumentar os "laranjas";
*** Serão sonegados mais de 200 bilhões de reais conforme foi em 2009 (segundo o ex-presidente da Receita);
*** A burocracia vai consumir mais de 70 bilhões;
*** O judiciário receberá mais de 70 mil ações de contestações para não pagar tributos.
NO SOCIAL:
*** O número de miseráveis morando em cortiços vai diminuir de 20 milhões, para 19 milhões.
*** No Índice de Desenvolvimento Humano (ONU) ocuparemos o 69 lugar, atrás da Argentina,Cuba e Uruguai.
Enquanto isso... Veja o que diz as Escrituras Sagradas: 1Co 4:8 - Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!
Maranata.
2 opiniões
avalie fechar
eduardo braga (38) 28/11/2009 10h54
eduardo braga (38) 28/11/2009 10h54
Mudando de assunto: em que ficou a reforma política? Enquanto permanecer esse sistema político
que aí está não haverá ORDEM E PROGRESSO para o povo brasileiro.Teremos cada vez mais impostos escorchantes, baderna generalizada nos poderes públicos, ausência calamitosa de justiça, e tudo o mais que não presta mas agrada a natureza canalha dos políticos, lobistas, marketeiros e suas
cortes (asseclas).
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18090)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca