Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2009 - 15h00

TSE julga recursos e define futuro político do governador Jackson Lago no MA

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai definir nesta quinta-feira o futuro político do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), ao julgar os recursos protocolados contra a cassação de seus mandatos.

No dia 4 de março, o tribunal cassou os mandatos dos dois, acusados de irregularidades durante a campanha eleitoral de 2006, quando foram eleitos.

Na ocasião, os ministros do TSE também decidiram que a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) --segunda colocada na disputa-- deve assumir o governo em substituição a Lago, enquanto João Alberto (PMDB) substitui Porto. Entretanto, Roseana só assumirá o cargo após o julgamento de todos os recursos encaminhados pela defesa dos acusados.

16.dez.2008/Folha Imagem
TSE julga recursos e define futuro político do governador Jackson Lago no MA
TSE julga recursos e define futuro político do governador Jackson Lago no MA

A defesa de Lago argumenta em um dos recursos que o TSE seria incompetente para julgar o processo, de acordo com a Constituição Federal. No caso, sustentam que o tribunal deveria extinguir a ação sem o julgamento de mérito ou determinar a remessa do processo ao TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão.

O governador ressalta ainda no recurso que a decisão dos ministros não foi unânime no julgamento.

O segundo recurso foi apresentado por João Melo e Sousa Bentivi, candidato a governador do Maranhão nas eleições de 2006 pelo Prona. Ele diz que o TSE não deveria proclamar Roseana como eleita.

Parecer

Em parecer encaminhado ao TSE, a Procuradoria Geral Eleitoral sugere a rejeição dos dois recursos apresentados contra a cassação do governador e seu vice.

O vice-procurador-geral eleitoral Francisco Xavier ressalta no parecer que a tese de incompetência do TSE deveria ser questionada na defesa dos envolvidos, e não depois de concluída a decisão desfavorável a eles.

Com relação ao argumento de que a decisão não foi unânime, Xavier ressalta que quatro votos em plenário concluíram pela existência de abuso de poder político. Portanto, a maioria dos ministros votaram pela cassação.

Sobre o recurso apresentado pelo candidato do Prona, o vice-procurador-geral eleitoral destaca que Bentivi não comprova a condição de terceiro prejudicado no caso e que declarar agora a nulidade do processo ou dos votos atribuídos aos outros dois candidatos é impossível, "pois esses candidatos não são parte do feito e, em relação a eles, não existe o alegado litisconsórcio necessário".

Comentários dos leitores
Glaydson Souza (5) 29/09/2009 11h22
Glaydson Souza (5) 29/09/2009 11h22
Vms fazer o que?...Nos "povo" somos guiado a boi sem opinião
avalie fechar
Igor Bevilaqua (630) 11/08/2009 09h24
Igor Bevilaqua (630) 11/08/2009 09h24
Eu fiquei um tempo no estado do Tocantins, perto das divisas do Maranhão..., todos os dias chegavam maranhenses e se fixavam em ranchos nas beiradas dos rios..., fugiam da seca e da pobreza a que eram submetidos no estado do Maranhão..., vejam que disparidade..., vide Sarney..., e vejam também que falta de política social..., as pessoas mais pobres tem que procurar amparo em outros estados. sem opinião
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (64) 04/06/2009 19h07
Suely Aparecida Naime (64) 04/06/2009 19h07
Afogado esta o povo com esta malta a tiracolo! Graças a Deus São Paulo é o Estado mais desenvolvido da União! Primeiro porque os italianos aqui vieram para nos ensinar a lutar por esta terra, derrubando a matilha de coronéis existentes na época. Segundo que nos industrializamos primeiro e mais rapidamente que o resto do país. Se existem políticos, coronéis e industriais desabonadores, pelo menos não é uma única família que dona de uma tão grande extensão de terra. Aqui pelo menos existem milhões de proprietários. Já é melhor do que se sentir o servo dos monarquistas enrustidos que até hoje não aceitam que vivemos numa República e democrática. É por isso que o Lula é tão bem aceito no cinturão do centro pra cima. Quando ele sair do assento, já tem lugar certinho para ficar e também mandar e comandar e se tornar o próximo coronel. O País pra cima aceita tudo ... até o Lula! Se Os Sarneys, Barbalhos, Oliveiras, Farias, Severinos da vida podem continuar a serem grandes coronéis e ninguém se importa com isso, porque o Lula não pode ser também? O MST, as Farcs, o Hugo Chaves, o Evo Morales, os tirânicos, os terroristas italianos e muçulmanos (escondinho no Brasil) e ditadores que Lula e sua petralha diplomática(?) abraçam serão os seus mais fervorosos apoiadores e vasalos na nova escalada do poder, no Brasil! Maranhenses chamem os Militares! Quem sabe eles serão os seus melhores heróis? Pq o Lula é herói dele mesmo a custa do povo "afogado". E tds queriam Roseana p/Pres? E Dilma? 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (265)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página