Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2009 - 17h31

Integrantes do MST ocupam fazenda em Planaltina (DF)

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 350 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam na manhã deste sábado parte da fazenda Lagoa Bonita Congado, em Planaltina (DF), ao lado da faculdade Upis.

Segundo os sem-terra, a área, de 1,2 mil hectares, é grilada e deve ser destinada para a reforma agrária.

A ação integra a Jornada Nacional de Lutas do MST, que exige o assentamento das 100 mil famílias acampadas e denuncia os cortes no orçamento. Além disso, ontem, o massacre de Eldorado de Carajás (PA), completou 13 anos, e o MST realiza invasões para lembrar o caso.

Na terça-feira, 200 trabalhadores rurais bloquearam o trecho da rodovia BR-020, também na região de Planaltina. Já na quinta-feira, 300 famílias do MST e do MATR (Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural) ocuparam a fazenda Engenho, no mesmo município, para denunciar que seus arrendatários desrespeitam a Lei Ambiental ao utilizar agrotóxicos para o plantio extensivo da soja e retiram areia da fazenda, localizada em Área de Proteção Ambiental.

No Distrito Federal, os sem-terra exigem o assentamento das 1.800 famílias acampadas, assistência técnica para 1.200 famílias assentadas, investimentos em educação, recuperação de assentamentos e a reestruturação da superintendência regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página